3 de novembro de 2016

Lucky Luke – A Terra Prometida: lançamento mundial a 4 de novembro de 2016


O lançamento em Portugal realiza-se no dia 4 de novembro (sexta-feira), às 18h30, no Amadora BD. O livro será apresentado por António José Simões e João Miguel Lameiras. A apresentação será seguida de uma recepção oferecida pelo Sr. Embaixador da Bélgica.

Quem haveria de imaginar um encontro entre Lucky Luke e as tradições judaicas? Para o regresso, muito esperado, de uma das séries míticas da banda desenhada mundial, os autores Jul e Achdé atribuíram ao eterno justiceiro uma missão algo rocambolesca: escoltar toda uma família judia proveniente da Europa de Leste e acabada de sair de uma travessia marítima, até ao Oeste selvagem!

O cowboy que dispara mais rápido do que a sua própria sombra já se tinha cruzado com várias personagens singulares: um príncipe russo em O Grão-Duque, um aristocrata inglês em O Tenrinho, um psicólogo vienense em Os Dalton e o Psicólogo... Por isso, quando o seu amigo Jack Malapata lhe pede para ele acompanhar a sua família (a quem não tinha tido coragem de confessar que era um cowboy e que o julgam, portanto, um advogado em Nova Iorque), Lucky Luke não hesita.

Com um avô religioso obcecado pelo shabat, uma mãe decidida a empanturrar Lucky Luke de carpa recheada, uma jovem púdica e virtuosa que procura o marido ideal (advogado ou médico, de preferência, mas se for cowboy também serve!), e um garoto traquinas mais interessado no Faroeste do que no seu Bar-Mitzvá, a viagem promete ser longa e agitada…

Salteadores, jogadores de póquer, ataques de índios ferozes (a tribo dos Blackfoot, de péssima reputação), todo o universo de Lucky Luke vai ser confrontado com este choque de culturas. Mas, no final da viagem, será o nosso cowboy solitário e a sua nova família de adoção quem terão aprendido a ultrapassar os obstáculos e os preconceitos.


Sobre o álbum:
Um tema audacioso, um argumento divertido, generoso e insolente, vários níveis de leitura: por ocasião dos seus 70 anos, Lucky Luke regressa às bases fundamentais estabelecidas por Morris e René Goscinny.

Este aniversário é marcado pela chegada de um novo argumentista, Jul, criador de Silex and the City. Como autor mais ligado à sátira, Jul, que aprendeu a ler com os álbuns de Goscinny, segue aqui os passos do seu mentor. Com A Terra Prometida – uma obra cheia de aventura, humor, inteligência e alegria – Jul fez por se mostrar digno do seu mestre.

Os cocheiros das diligências da Wells Fargo sabem bem que é importante a escolha da atrelagem. Juntando Achdé, no desenho, e Jul, no argumento, os editores conseguiram gerar uma química à altura do desafio: dar um novo élan a Lucky Luke. Ilustrado por um Achdé cuja genialidade gráfica prolonga o génio de Morris, o cowboy reencontra o gosto pela acção e pelos grandes espaços.


As aventuras de Lucky Luke segundo Morris:  A Terra Prometida, Achdé & Jul, ASA, 48 pp., capa cartonada, cor, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário