25 de novembro de 2016

Colecção Oficial de Graphics Novels #30: Capitão Bretanha

O Capitão Bretanha embarca numa surpreendente aventura, que o leva a uma versão sombria e distorcida da Grã-Bretanha, na qual se depara com a loucura do manipulador de realidade Mad Jim Jaspers, e tem de enfrentar o temível assassino de heróis, o simbionte Fúria. E mais, o Leão de Londres junta-se à bela Saturnyne, e vai enfrentar alguns dos seus mais letais inimigos, o Mestre Assassino e a anárquica Gangue Maluca, e será também caçado por Cão de Guerra e o Poder Executivo. Ação e aventura britânicas à Maneira da Magnipotente Marvel!.

No ano em que se publicaram em Portugal alguns dos seus livros mais importantes de sempre, é com grande prazer que a Salvat apresenta mais uma das obras marcantes da carreira daquele é certamente um dos maiores argumentistas de comics de todos os tempos, Alan Moore. Juntando-se a Watchmen, V de Vingança, Liga de Cavalheiros Extraordinários: Século e Miracleman, este volume de Capitão Bretanha permite aos fãs terem uma visão maravilhosa das histórias que Moore criou, desta feita para o universo de super-heróis da Marvel.

Em 1976, Roy Thomas e o desenhador Frank Robbins apresentavam o primeiro herói britânico da Marvel, o Union Jack, e poucos meses depois chegava o primeiro super-herói criado pela Casa das Ideias de propósito para o mercado inglês. A Marvel UK tinha começado uns anos antes a reimprimir revistas da sua casa-mãe, para distribuição direta na Grã-Bretanha, e sempre tinha pedido para poder editar material original. Infelizmente, as primeiras experiências falharam, apesar de terem resultado na criação de Capitão Bretanha por Chris Claremont e Herb Trimpe.

Foi o lendário editor Dez Skinn que relançaria a Marvel UK um par de anos mais tarde, e o Capitão Bretanha regressaria às páginas das revistas da Casa das Ideias como personagem secundária ao lado do Hulk ou do Cavaleiro Negro. Foram feitas várias tentativas de relançar o herói, até que Alan Davis, na altura em início de carreira, foi contratado para recriar o fato do Capitão, e desenhar a série; com a saída posterior do então argumentista da série, David Thorpe, ficou aberta a porta para a entrada de Alan Moore, que já tinha começado a colaborar com Alan Davis na revista Warrior (Davis tinha acabado de substituir Garry Leach como desenhador de Miracleman).

Fazendo jus à sua reputação de “reconstruidor e desconstruidor” de personagens, Alan Moore reescreveu a origem do Capitão Bretanha, tornando Merlyn num poderoso guardião do universo, e Braddock em membro de uma família extradimensional. Deu também ao Capitão Bretanha uma ligação metafísica com o Extramundo – que ele definiu como estando localizado no nexo da realidade, onde ciência e magia existem como uma só. E o resto é história, como se costuma dizer, histórias que os leitores poderão ler neste maravilhoso volume que recolhe toda a contribuição que Alan Moore deu para o Capitão Bretanha e o universo que o rodeia.

É pois um Alan Moore em início de carreira que poderemos ver neste espetacular volume da Coleção Oficial de Graphic Novels da Marvel, que inclui um extenso dossier sobre a personagem do Capitão Bretanha, e sobre os seus autores. Porque não só de Moore vive este volume, e é de salientar o extraordinário trabalho de Alan Davis. É possível ver a arte dele a evoluir enquanto a história avança, tornando-se cada vez mais experimental, à medida que ele quebra tradições e desenvolve o seu próprio estilo. E, naquela época, os autores tinham apenas oito páginas por semana para contar este épico multidimensional, por isso, cada uma dessas páginas está a abarrotar de ideias e imagens, em contraste com a banda desenhada descomprimida dos dias de hoje. Um volume a não perder, um grande clássico da BD de super-heróis.

Este volume reúne as edições 387-388 de Marvel Superheroes, 1-11 de The Daredevils e 7-13 de The Mighty World Of Marvel, Volume 2.

Colecção Oficial de Graphics Novels #30: Capitão Bretanha – Um Mundo ao Contrário, Alan Moore (arg.) e Alan Davis (des.), Salvat, cor, capa dura, 200 pp., 11,99€

2 comentários: