24 de novembro de 2016

Sandman #8: A estalagem no fim do mundo

A Estalagem no fim do Mundo”, oitavo volume dos onze que formam a colecção Sandman, é um conjunto de histórias curtas interligadas sem relação directa com a narrativa central da saga, mas que exploram outras facetas e momentos desse mesmo universo.

Verdadeiro conto de fadas para adultos, "A Estalagem do fim do mundo" é uma versão moderna dos Contos de Canterbury, em que, depois de um acidente de carro durante uma tempestade, Brant Tucker, o protagonista desta história, vai parar a uma estalagem onde encontra pessoas de todas as eras, reinos e dimensões. Na verdade, a estalagem serve de abrigo a pessoas perdidas durante “tempestades de realidade”. E, enquanto esperam que a tempestade termine, contam histórias umas às outras, histórias extraordinárias, como a do conto sobre o sonho de uma metrópole, ou o encontro com uma gigantesca serpente marinha. E contos encaixados dentro de contos, e dentro das quais outras personagens contam outras histórias, como em "A necrópole". Foi também incluída neste volume uma das mais belas e populares histórias deste universo, "Ramadão", que na versão original dos volumes está incluída no volume 6, outra recolha de histórias curtas sem relação directa com a história central.

Neil Gaiman construiu em  "A Estalagem no fim do Mundo" uma fabulosa mitologia contemporânea, capaz de unir num mesmo universo, histórias de super-heróis, contos de terror, literatura clássica, cinema, rock and roll e artes plásticas. Nunca até então uma série de banda desenhada tinha alcançado junto do público e da crítica tanto sucesso.

Sandman #8: A estalagem do fim do mundo, Neil Gaiman (arg.), Michael Allred, Gary Amaro, Mark Buckingham, Steve Leialoha, Vince Locke, Bryan Talbot e Michael Zulli (des.), Levoir, capa dura, cor, 11,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário