27 de fevereiro de 2020

Watchmen: Temível Simetria vol. 2

Temível simetria é o segundo volume da reedição de Watchmen, editado pela Levoir e o jornal Público e já nas bancas, compila as revistas #4 a #6 da série original.

Quando Alan Moore teve a ideia de criar mais uma mini-série com os personagens da Charlton Comics, intitulada Who Killed the Peacemaker, ele não sabia que estava a criar a mais revolucionária banda desenhada da história. Ao entregar a Dick Giordano, o editor da DC, o embrião do que seria Watchmen, Dick tomou uma decisão que seria fundamental para o real sucesso de Watchmen: pôs de lado o argumento que tinha em mãos dos personagens da Charlton, dando liberdade a Moore para criar algo totalmente novo, mesmo que inspirado neles. A ambição de Moore foi ainda mais longe. Ele não ficou satisfeito em criar apenas mais uma revista, mais uma mini-série; ele tratou logo de abalar todos os alicerces sobre a qual estava fundamentada toda a indústria da banda desenhada, com heróis endeusados, tidos como infalíveis. A partir de Watchmen – e de O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, lançado em 1986 (já editado pela Levoir) – tudo isso mudou. Tanto que Moore foi acusado de ser o assassino dos super-heróis, que nunca mais obtiveram o status que tinham tido outrora.

Neste segundo volume da colecção, a teoria do assassino de mascarados confirma-se quando Adrian Veidt sofre uma tentativa de assassínio no seu edifício. Rorschach, o temível vigilante que assumiu a tarefa de desvendar o homicídio do Comediante e expor as contradições e hipocrisias dos super-heróis da sua América natal, é capturado numa armadilha no apartamento de Moloch e levado para a prisão. 

Moore usou um recurso interessante, o espelhamento dos quadros das páginas, as da primeira com a última e assim por diante, culminando no miolo, onde Veidt desarma o assassino. A elaboração das páginas desse capítulo demonstra o controle que o personagem tem sobre a trama de Watchmen.

Watchmen: Temível Simetria [Watchmen #4 a #6], Alan Moore e Dave Gibbons, Levoir, 120 pp., capa dura, cor, 9,90€







Sem comentários:

Enviar um comentário