7 de fevereiro de 2020

Ray Moore - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Raymond S. Moore
Desenhador
(EUA) Montgomery City, Missouri, 1905 - Kirkwood, Missouri, 13 de Janeiro de 1984

Pouco se sabe sobre a vida pessoal de Ray,  vivendo a maior parte de sua vida no Missouri até à sua morte em 1984, junto com a sua esposa, Claire Moore. Filho de um joalheiro e relojoeiro, Ray pretende tornar-se um engenheiro (a pedido de seu pai), antes de perceber que poderá viver do seu trabalho como artista.
Moore começa a desenhar a série The Phantom (Fantasma) em 1936, depois do criador Falk perceber que não tem tempo para desenhar a tira. Moore havia trabalhado como assistente na outra faixa de Falk, Mandrake, o Mágico. Os trabalhos artísticos iniciais de Moore em The Phantom são influenciados pelo desenho de Alex Raymond.
Ray está envolvido num acidente como piloto na Segunda Guerra Mundial, incapacitando-o de continuar a desenhar The Phantom, deixando assim o trabalho na faixa para o seu assistente Wilson McCoy.
Lee Falk sempre afirmou que Moore era o melhor artista do The Phantom, devido ao seu talento para desenhar mulheres bonitas. Foi esse talento que levou Falk a criar muitas organizações criminosas, compostas apenas por mulheres, como a infame Sky Band.
Moore é conhecido pelos fãs por ser tão misterioso quanto o personagem The Phantom que co-criou. Antes de 2011, apenas duas fotos dele eram conhecidas, ambas de perfil. O seu rosto era, portanto, bastante desconhecido para o mundo. E se, em raras ocasiões, fazia uma entrevista, raramente mencionava a sua vida privada. Em Julho de 2011, em reconhecimento aos Phantom Fans em todo o mundo e em homenagem ao 75º aniversário da Phantom Comic Strip, a sua sobrinha Gina Moore Reiners torna pública uma série de fotografias da família Moore, desde a infância de Ray Moore até à idade adulta.

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 07.02.2020]

Sem comentários:

Enviar um comentário