22 de fevereiro de 2020

Watchmen: Quem guarda os Guardiões?

Watchmen, a obra-prima escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons em 1985, e que a Levoir edita de 15 de Fevereiro a 18 de Abril, em pareceria com o jornal Público, é considerada a melhor história de banda desenhada editada até hoje, tendo sido galardoada com vários Prémios Kirby e Eisner, incluindo o de "Melhor Mini-série". É a única história de banda desenhada presente na lista dos 100 Melhores Livros de Todos os Tempos eleitos pela revista Time desde 1923.

Alan Moore é uma lenda viva da BD, até pela excentricidade da imagem que cultiva e pelo afastamento total das grandes manifestações públicas, como os Festivais de BD, trocados pelo exílio voluntário da sua casa de Northampton no interior de Inglaterra. A sua longa carreira, recheada de prémios e sucessos comerciais, iniciou-se em Inglaterra, nas páginas das revistas 2000 AD e Warrior (onde começou a ser publicado o notável V de Vingança publicado pela Levoir) mas seria em 1984, ao passar a trabalhar para o mercado americano, que o mundo pode finalmente apreciar todo o talento de Moore e a sua capacidade de insuflar uma nova vida a personagens cansados, provando que a BD também pode ser literatura.
Em Watchmen o que leva o Relógio do Apocalipse a aproximar-se perigosamente da meia- noite é a forma como a presença do Dr. Manhattan, que tinha permitido aos americanos vencer a guerra do Vietname, vem perturbar o equilíbrio estratégico entre as duas superpotências, levando o bloco de Leste a uma reacção desesperada, invadindo o Afeganistão (algo que aconteceria anos depois no mundo real) e o Paquistão. É precisamente para evitar que o relógio chegue à meia-noite que Adrian Veidt, o Ozymandias, criou um elaborado plano. É esse mesmo Relógio do Apocalipse que dá título a Doomsday Clock (um título cujas iniciais são as mesmas da editora DC, numa aliteração óbvia que inevitavelmente se perderia na tradução) e que no passado dia 23 de Janeiro foi acertado para os 100 segundos para a meia-noite, assinalando o momento em que a humanidade se aproximou mais da destruição total desde que o Relógio foi criado, em 1947; um avançar para o abismo ditado pelas alterações climáticas e pelo risco de um conflito nuclear. Em Doomsday Clock tanto a dimensão onde estão os Watchmen como a Terra onde vivem o Batman e os outros super-heróis da DC estão à beira de um conflito nuclear. E se em Doomsday Clock o plano de Ozymandias e as contribuições do Dr. Manhattan e do Super-Homem chegaram para evitar o Apocalipse, no nosso mundo pode ser bem mais complicado.

A colecção para além da série clássica e de um volume de ligação, inclui a série Doomsday Clock, que une o universo de Moore e Gibbons com o restante universo DC, numa história notável de Geoff Johns e Gary Frank, que homenageia a saga original e a própria história da DC.



Plano das edições:
15-02-2020
Watchmen: Quem guarda os Guardiões?
Alan Moore e Dave Gibbons
22-02-2020
Watchmen: Temível Simetria
Alan Moore e Dave Gibbons
29-02-2020
Watchmen: Irmão dos Dragões
Alan Moore e Dave Gibbons
07-03-2020
Watchmen: Um Mundo Mais Forte
Alan Moore e Dave Gibbons
14-03-2020
Renascimento
Johns, King, Williamson, Frank, Prado, Fabok, Van Sciver, Reis, Jimenez e Porter (contém Renascimento e The Buttom parte 1 e 2)
21-03-2020
Doomsday Clock: O Início
Geoff Johns e Gary Frank (contém The Buttom parte 3 e 4)
28-03-2020
Doomsday Clock: Todos Estamos Loucos
Geoff Johns e Gary Frank
04-04-2020
Doomsday Clock: Não há Deus
Geoff Johns e Gary Frank
11-04-2020
Doomsday Clock: Crise
Geoff Johns e Gary Frank
18-04-2020
Doomsday Clock: O Final - A Hora Final
Geoff Johns e Gary Frank

No volume 1 Quem Guarda os Guardiões? vamos conhecer algumas das personagens de Watchmen. A personagem principal é Rorschach, um anti-herói procurado pela polícia, que vive marginalizado, por exercer ilegalmente a profissão de super-herói. A Lei Keen de 1977 proíbe os cidadãos de agirem como super-heróis mascarados.

A história passa-se nos Estados Unidos nos anos 80. Edward Blake, o Comediante, um dos mais famosos super-heróis do mundo e um dos raros vigilantes ainda no activo, foi encontrado morto. Rorschach, um vigilante mascarado, decide iniciar uma investigação para descobrir quem o matou. Supõe que haja um assassino de mascarados na cidade e meio paranóico, vai ao encontro dos amigos para os avisar do perigo que os ronda.
Assim começa uma viagem perturbadora que vai levar os protagonistas cada vez mais fundo, para o coração secreto deste mundo de super-heróis, e para a descoberta de que nem tudo é o que parece ser.

Watchmen: Quem guarda os Guardiões?, Alan Moore e Dave Gibbons, Levoir, 120 pp., capa dura, cor, 9,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário