16 de agosto de 2018

Walter Fahrer - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Argentina) Santa Fé, 10 de Dezembro de 1939

Walter Fahrer estuda Belas Artes em Buenos Aires antes de fazer a sua estreia profissional em 1957, com uma história em BD, Tee Howard para a editora Lainez. Seguidamente, ilustra várias histórias de Ernie Pike, com textos de Oesterheld para a revista Hora Cero. Em 1959, é um dos co-fundadores da revista Fuego. Para a Editora Abril, desenha Nat Mandell no Misterix.
No início de 1960, muda-se para a Europa, onde inicia uma colaboração com a agência Opera Mundi. Até meados dos anos 70, ilustra várias daily-strips através desta agência, incluindo Le Roi de Paris, Au Fond du Gouffre, Les Dames de Croix-Mort, La Dame de l'Ouest, Lunegarde, Les Indes Noires, Le Pays d'Où em ne revient Jamais, La Belle de Port-au-Prince, Mandrin, Lady Stanhope, Fournier Sarlovèze, Aleonor d'Aquitaine, Bataille de Femmes, OSS 117, Aventures exotiques e Janique Aimée.
Fahrer viaja para os EUA e volta para a Argentina, onde desenha várias séries para a Columbo. No final de 1968, começa a trabalhar para a revista Tintin, começando com vários BD’s históricas. Cria a série Cobalt com argumentos de Greg. Em 1973, regressa à Argentina e lança a série de western Gato Montes. Com o escritor francês Claude Moliterni, inicia a série Harry Chase, uma saga policial publicada no France-Soir, Tele 7 Jours Charlie Mensuel. Na década de 80, trabalha para as revistas Vecu (Le Casque et la Fronde com François Corteggiani) e Pilote (Capitão Hard). Em 2000, realiza Mon Nom n'est pas Wilson com Carlos Trillo para a editora Casterman.

Séries publicadas em Portugal:
CobaltHarry Chase

One-shots publicados em Portugal:
  • Mona Lisa (Mona Lisa), 1969, Fahrer e Yves Duval, Nau Catrineta #591 a #594; Tintin  #18/3º ano
[actualizado em 22-8-2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário