12 de agosto de 2018

Beowulf

Uma nova editora, Ala dos Livros, lançou Beowulf, em que os autores, Santiago García e David Rubín, uniram os seus talentos para recriar o mito do herói, o qual, inspirado num poema épico com o mesmo título, sobreviveu durante mais de mil anos e se tornou um dos pilares da literatura inglesa, tendo influenciado várias gerações de autores de J.R.R. Tolkien e Seamus Heaney a inúmeros argumentistas de Hollywood.

O poema narra as aventuras de Beowulf, um herói escandinavo com força sobre-humana, por terras que actualmente pertencem à Dinamarca e à Suécia. Um monstro, Grendel, atemoriza durante mais de uma década o reino dos Daneses, devorando homens e mulheres até à chegada de Beowulf, que se propõe salvá-los.

A versão que García e Rubín nos propõem, segue fielmente o argumento e a estrutura em três actos do texto original, não pretendendo ser revisionista, irónica ou pós-moderna, mas captando o ambiente e os detalhes mais importantes, transmitindo a poderosa ressonância épica e melancólica dos seus versos através dos recursos formais da banda desenhada contemporânea.

Os autores pegam pois numa história milenar dando-lhe uma perspectiva moderna que se mantem respeitosamente fiel à fonte original.

Em Portugal, em 1975, o Mundo de Aventuras publicou "A lenda de Beowulf" de Franco Caprioli e também foram publicados alguns episódios do herói pelos autores Ricardo Villamunte e Michael Uslan na revista Selecções do Mundo de Aventuras.

Beowulf, Santiago García e David Rubín, Ala dos Livros, 200 pp. cor, capa dura, 25€





Sem comentários:

Enviar um comentário