13 de agosto de 2018

Hugo Pratt - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Hugo Eugenio Pratt 
(Itália) Rimini15 de Junho de 1927 — (Suíça) Grandvaux20 de Agosto de 1995

Filho de Rolando Pratt, militar de carreira, e de Evelina Genero, filha de Eugenio Genero, poeta, que Pratt citará em Corto Maltese na Sibéria. Após uma estadia na Etiópia com a família durante a juventude, a sua vida desenrola-se sobretudo em redor da cidade de Veneza, onde se passam duas das suas histórias: "O Anjo da Janela do Oriente" (in "As Célticas") e "Fábula de Veneza".
No inicio da Segunda Guerra Mundial a família de Pratt encontra-se na África Oriental italiana, onde o pai está alistado na Policia Colonial. Em 1941, com a queda da África Oriental, a família Pratt é internada num campo de concentração em Dire Daua onde o pai virá a falecer em 1942. Um ano depois, Pratt regressa a Itália, graças à intervenção da Cruz Vermelha. Regressado a Itália, em Cittá di Castello, frequenta um colégio militar. Em 1943, na sequência do armistício com a Itália, adere à República Social Italiana e é, por um breve período, membro do Batalhão Lupo da Decima Flottiglia MAS até que a avó o força a voltar. No Outono de 1944, deserta para não ser fuzilado pelas SS, acusado de espião sul-africano. Em 1945, junta-se aos angloamericanos, tornando-se intérprete da armada aliada. Ainda em 1945, em Veneza, começa a organizar espectáculos para as tropas da coligação vencedora.
Mas, rapidamente, se impõe a sua vocação de contar histórias semelhantes às que o acompanharam na infância e juventude: histórias e romances de James Oliver CurwoodZane GrayKenneth Roberts; e ainda as bandas desenhadas de Lyman Young (Tim Tyler's Luck), Will Eisner (The Spirit) e sobretudo Milton Caniff (Terry e os piratas). Em 1945, conhece o desenhador Mario Faustinelli, e inicia-se na BD, integrando o "grupo de Veneza", com Alberto OngaroDamiano Dino Battaglia, entre outros. Funda a revista Albo Uragano em colaboração com Mario Faustinelli e Alberto Ongaro. A revista Albo Uragano é rebaptizada em L'Asso di Picche, após o primeiro número, e Asso di Picche Comics a partir do sétimo, fazendo jus ao seu principal personagem, um herói mascarado com um fato aderente amarelo. A revista lança numerosos jovens talentos como Dino BattagliaRinaldo D'AmiGiorgio Bellavitis, enquanto o personagem Asso di Picche ganha sempre maior sucesso, sobretudo na Argentina.
A sua colaboração na revista Asso di Picche, vale-lhe um convite para trabalhar na Argentina, para onde viaja em 1949, só vindo a regressar treze anos depois, em 1962. Após uma colaboração inicial com a Editorial AbrilPratt transfere-se para a Editorial Frontera. Nesses anos irão surgir algumas importantes séries da sua carreira como Junglemen, com argumento de OngaroSgt. KirkErnie Pike Ticonderoga, todas tendo como guionista Héctor Oesterheld, argumentista da obra de ficção cientifica L'Eternauta e, mais tarde, desaparecido. O seu traço começa a fazer escola, e lecciona cursos de desenho, primeiro com Alberto Brecia e depois, no Brasil, na Escola Panamericana de Arte Direta de Enrique Lipszyc, alternando a actividade didáctica com frequentes excursões à Amazónia, a Mato Grosso e outros sítios exóticos. Neste mesmo período produz Anna da selva (Anna della giungla), a sua primeira história completa. Esta série de quatro histórias, ainda com grande influência de Oesterheld, é um verdadeiro tributo às aventuras clássicas lidas nos seus anos de juventude e cuja atmosfera será reproduzida nas duas histórias completas que se seguem: Capitan Cormorant Fort Wheeling. Esta última é um verdadeiro romance em banda desenhada inspirado nos romances de Zane Grey e Kenneth Roberts misturando, com metódica precisão, factos históricos e fantasia, prática que Pratt refinará com Corto Maltese.
Entre 1959 e 1960 Pratt transfere-se para Londres de onde, sem sucesso, tenta emigrar para os EUA. acabando por voltar à América do Sul. O seu regresso a Itália em 1962 marca o inicio de uma prolifera colaboração com Il Corriere dei Piccoli para o qual realiza a conversão para banda desenhada de numerosos romances juvenis como A Ilha do Tesouro e Il ragazzo rapito de Robert Louis Stevenson, com guiões de Mino Milani. Em 1967, após cinco anos difíceis, conhece Florenzo Ivaldi, um empresário genovês que adora BD. Decidem lançar uma nova revista mensal, Sgt. Kirk, onde aparecem as primeiras pranchas de Una Ballata del Mare Salato (A Balada do Mar Salgado), com um personagem, Corto Maltese, na altura ainda um personagem secundário. A publicação da revista seria interrompida 30 números depois, em Dezembro de 1969. À semelhança da maior parte das suas aventuras, A Balada do Mar Salgado traz à memória os grandes romances de aventuras de ConradMelvilleLewisCooperDumas, que tanto sucesso e fama ganharam junto de várias gerações de leitores. Mas sobretudo, a inspiração de Pratt para esta história vem de um escritor hoje esquecido, Henry De Vere Stacpoole, autor de Laguna Blu. Entre Abril de 1970 e Abril de 1973 publica 21 episódios, (hoje agrupados nos ciclos Sob o Signo do Capricórnio, As Célticas As Etiópicas).
Em meados dos anos 1970, Pratt estreita uma grande amizade com Lele Vianello o qual, absorvendo a sua técnica e estilo, se torna o seu braço direito, colaborando graficamente nas suas obras. Em 1974, começa a desenhar Corto Maltese na Sibéria, e desde então as histórias de Corto Maltese passaram a apresentar-se como novelas gráficas mais ou menos longas. Algumas delas rapidamente se afirmaram como clássicos absolutos da banda desenhada. São exemplos, além da citada, Fábula de Veneza ou A casa Dourada de Samarcanda. A série termina com , desenhado em 1988 e publicado em álbum em 1992. Da sua longa carreira podem citar-se ainda séries como Os Escorpiões do Deserto, desenrolada em África durante a Segunda Guerra Mundial, e da qual Pratt escreveu e desenhou cinco histórias, ou ainda os quatro álbuns editados na Bonelli da serie Un Uomo Un'Avventura, com os títulos L'uomo del Sertao, L'uomo della Somalia, L'uomo dei Caraibi e L'uomo del grande nord (este último republicado sob o título de Jesuit Joe). Especial relevo, no entanto, merecem os álbuns “Verão Indio” e “El Gaucho” desenhados pelo seu amigo e seguidor Milo Manara
adaptado de Wikipedia

Séries publicadas em Portugal:

One-shots publicados em Portugal:
  • Destruir os canhões, Guerra #67
  • Anna na selva (Anna della giungla), Álbum Meribérica [2001]; Álbum Ala dos Livros [2023]
  • Verão índio (Indian summer), 1987, Milo Manara e Hugo Pratt, Álbum Meribérica [1998]
  • El gaúcho (El gaucho), 1991, Milo Manara e Hugo Pratt, Álbum Meribérica [1995]
  • Num céu longíquo (In un cielo lontano – 70 anni di Aeronautica Militare), 1993, Álbum Meribérica [1997]
  • Saint-Exupéry - O último voo (Saint-Exupéry – Le dernier vol), 1994, Álbum Meribérica [1995]
  • Morgan (Morgan), 1995, Álbum Meribérica [2000]
  • Koinsky relata... meia dúzia de coisas que sei sobre eles (Koinsky racconta...due o tre cose che so di loro), Álbum Ala dos Livros [2023]
[actualizado em 21.10.2023]

Sem comentários:

Enviar um comentário