11 de agosto de 2018

Peyo - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Pierre Culliford
Desenhador, Argumentista
(Bélgica) Bruxelas, 25 de Junho de 1928 - Bruxelas, 14 de Dezembro de 1992

Peyo, pseudónimo de Pierre Culliford, é conhecido em todo o mundo como o criador dos SchtroumpfsPierre Culliford nasce numa família de origem britânica em Bruxelas. Desenvolve o interesse na BD através do trabalho de Hergé e dos comics americanos que aparecem em revistas como Mickey, Robinson Viva. O seu primeiro emprego foi de assistente de projecionista num cinema em Bruxelas, durante a Segunda Guerra Mundial. No Verão de 1945 arranja um emprego num estúdio de animação, a CBA, onde encontra Franquin, Morris e Eddy Paape. Enquanto colegas, começam a trabalhar para as revistas publicadas pela Éditions Dupuis.
Adopta o pseudónimo de Peyo e vê publicada a sua primeira história em BD em Riquet, o suplemento do diário do The West, em Abril de 1946.
Nesse ano, cria a série Johan, primeiro através de gags e, em 1947, em episódios longos. No ano seguinte, lança uma primeira série de gags de Poussy em Le Soir, mudando-se, mais tarde, para a revista Spirou.
Também Johan se muda para a Spirou, tendo os seus cabelos loiros passarem a preto, e junta-se ao pequeno Pirlouit no episódio Le Lutin aux Bois Aux RochesJohan & Pirlouit tornam-se numa das séries mais populares da revista e da editora Dupuis.
No episódio de 1958, A Flauta de Seis Schtroumpfs , os dois heróis descobrem uns anões azuis estranhos chamados Schtroumpfs.
Yvan Delport, editor-chefe da revista Spirou, vendo as potencialidades dos bonecos, convence Peyo a criar um spin-off, alcançando um estrondoso sucesso, não só na BD, como no merchandising e, recentemente, no cinema.
Embora bem-sucedido com Johan & Pirlouit e, ainda mais, com Os Schtroumpfs, não hesita em criar Benoît Brisefer em 1960. Um ano depois, Peyo cessa os gags de Poussy no Le Soir, mas em troca, inicia a série Jacky et Célestin. No entanto, Poussy continua na revista Spirou a partir de 1965, primeiro com reimpressões, mas a partir de 1969 com novos gags.
A série Pedro e a Lamparina Mágica é publicada na revista Boy Bonux em 1965, e mais dois contos são publicados na Spirou no ano seguinte. Peyo, adicionalmente, entre 1960 e 1965, faz as ilustrações para os calendários anuais da Federação Belga de Escutismo.
A expansão das actividades e a crescente popularidade dos baptizados Smurfs obriga a que Peyo tenha de recorrer ajuda para manter todo o seu trabalho. Assim, cria os Estudios Peyo, onde vários artistas o ajudam a manter as suas séries. Ao longo dos anos, vários jovens artistas passam pelo Estudios, como François Walthéry e Gos, Derib, Lucien De Gieter, André Benn, Roger Leloup, Francis, Daniel Kox, Marc Wasterlain, Albert Blesteau e Daniel Desorgher. Contudo, a exigência comercial dos Smurfs obriga a que vão rareando episódios das restantes séries.

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 17-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário