26 de julho de 2018

Edgar Pierre Jacobs - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(Bélgica) Bruxelas, 30 de Março de 1904 - Lasne, 20 de Fevereiro de 1987

Jacobs nasceu em Bruxelas, em 1904, e  começa a desenhar desde muito pequeno. No entanto, a sua verdadeira paixão são as artes dramáticas e a ópera, em particular. Em 1919, acaba os estudos na escola comercial, por vontade dos seus pais. Paralelamente, continua a desenhar, e a dedicar-se à música e ao teatro. Trabalha como decorador, pintor e apoio à cenografia. Em 1929, recebe a medalha de excelência em canto clássico, atribuída pelo governo belga. No entanto, os tempos que se seguem são de crise financeira na comunidade artística belga.
Após uma carreira secundária de cantor barítono, entre 1919 e 1940, com alguns trabalhos de desenho pelo meio, Jacobs decide seguir a carreira de desenhador, colaborando na revista Bravo, até 1946.
Durante a 2ª Guerra Mundial, a banda desenhada Flash Gordon é proibida na Bélgica pelo invasor alemão, ficando as suas histórias suspensas. Jacobs é convidado a terminá-las, mas as forças de ocupação censuram o seu trabalho. No seguimento desta proibição, Jacobs publica o seu primeiro trabalho, O Raio U, na revista Bravo, história baseada nas aventuras de Flash Gordon.
Por esta altura, Jacobs encontra-se a pintar os cenários para uma adaptação teatral de Os Charutos do Faraó, episódio de Tintin de Hergé. Apesar do modesto sucesso da peça, Jacobs conhece Hergé, e tornam-se amigos, sendo convidado para melhorar alguns episódios das aventuras de Tintin como Tintin no Congo, Tintin na América, O Ceptro de Ottokar ou o O Lótus Azul.
Após esta colaboração inicial, continua a trabalhar nas histórias de Tintin, tanto no desenho, como no próprio argumento, em O Segredo do Licorne, O Tesouro de Rackham o Terrível, As Sete Bolas de Cristal O Templo do Sol.
O gosto de Jacobs por ópera, leva-o a convidar Hergé para assistir a vários concertos. Daqui terá surgido a ideia de criar a personagem Bianca Castafiore das histórias de Tintin. Como agradecimento, Hergé dará o nome de Jacobini a uma das personagens de O Caso Girassol, que surge ao lado de Castafiore na ópera de Gounod de Fausto, e a um egiptologista, no episódio Os Charutos do Faraó.
Em 1946, faz parte do grupo fundador da revista Le Journal de Tintin, onde é publicado o seu trabalho O Segredo do Espadão, em 26 de Setembro, a primeira aventura de Blake & Mortimer.
No ano seguinte, Jacobs sugere a Hergé ter parte dos direitos nas aventuras de Tintin, mas este recusa, e a amizade é posta em causa. Mesmo assim, Hergé continua seu amigo, e os seus trabalhos continuam a ser incluídos na revista Tintin. Surgem assim vários episódios da série Blake e Mortimer.
Em 1973, faz uma nova versão de O Raio U, e escreve a sua autobiografia com o título Un opéra de papier: les memoires de Blake & Mortimer. Segue-se o segundo volume de As 3 Fórmulas do Professor Sato, mas, entretanto, Jacobs morre. Bob de Moor é o escolhido para finalizar o trabalho, publicado em 1990.
Em homenagem a Edgar P. Jacobs, foram construídas duas estátuas, uma no Bois des Pauvres, perto de Bruxelas, onde Jacobs tinha uma casa, e outra no seu túmulo, no cemitério de Lasne, também nas imediações da capital belga. Esta última lembra Philip Mortimer, um dos seus personagens.
Em 1971, Jacobs recebe o Grand Prix Saint-Michel, prémio atribuído pela cidade de Bruxelas, pelo seu trabalho na banda desenhada.

Adaptado de Wikipedia

Séries publicadas em Portugal:
Blake & Mortimer

One-shots publicados em Portugal:
  • O raio «U» (Le rayon «U»), 1943, Jacobs, Álbum Livraria Bertrand; Tintin #18 a #39/8º ano; Álbum Meribérica, Álbum Público/ASA. Álbum ASA 
  • O tesouro de Toutankamon (Le trésor de Tout–Ankh–Amon), 1965, Jacobs, Pim Pam Pum #2341 a #2342; Mundo de Aventuras Especial #27; Selecções Tintin #2
[actualizado em 8-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário