26 de outubro de 2021

Fome – Novela Gráfica, de Knut Hamsun e Martin Ernstsen

Obra inaugural da grande literatura moderna, Fome (Ed. Cavalo de Ferro, 2021), do prémio Nobel de Literatura Knut Hamsun, foi publicado há mais de um século.

Numa abordagem tão fiel quanto original ao romance de Hamsun, o artista norueguês Martin Ernstsen adapta para novela gráfica esta história protagonizada por um jovem escritor que deambula faminto e delirante pela cidade de Kristiania, oferecendo ao leitor uma experiência estética e literária singular. Um romance marcante, considerado o início da grande literatura do século xx, que antecipou e influenciou a obra de nomes como Franz Kafka, Albert Camus ou John Fante.

***

Knut Hamsun (1859–1952) nasceu em Gudbrandsdalen, com o nome de Knud Pe dersen, e cresceu na pobreza em Hamsund, na ilha de Hamarøy, de onde posteriormente retirou o seu apelido literário. Com Fome (1890) obteve o seu grande êxito literário, e no início do séc. XX consagrou-se como um dos escritores mais influentes de sempre. Recebeu o prémio Nobel de Literatura em 1920.

Martin Ernstsen (1982) possui um mestrado em Contador de histórias pela Faculdade de Belas Artes de Estocolmo. Publicou na editora norueguesa Jippi várias colecções de banda desenhada, tais como Fugløya, Kodok’s Run e Eremitt. A sua adaptação para novela gráfica de Fome foi distinguida com o Prémio Brage, em 2019, e traduzida em diversos países. Escreveu ainda dois livros de contos infantis e tem participado em diversas antologias tanto na Noruega como no estrangeiro.

Fome - Novela Gráfica, Martin Ernstsen, Cavalo de Ferro, 232 pp., cor, capa dura, 24,99€







Sem comentários:

Enviar um comentário