17 de outubro de 2021

Abandonos

Um novidade da Escorpião Azul é  a obra "Abandonos" de Ricardo Santo,

Misturando realidade e ficção, esta história revela-nos a luta de um grupo de pessoas que, após uma tragédia, se uniram na causa comum de preservar o património natural e cultural da Serra da Estrela.
Esta BD fala sobre os dilemas internos de quem cresceu e de quem vive no interior, sendo também uma reflexão sobre as consequências do seu abandono. 
Duas amigas percorrem as zonas da Serra da Estrela afectadas pelos incêndios de 2017  em conjunto com os membros do “Movimento por uma Estrela Viva”, um dos vários movimentos independentes de cidadãos que se formaram na região, após a tragédia e que actuam na regeneração dos terrenos ardidos e abandonados. Assim como na vida e na alma das pessoas que ainda aí resistem.

Ricardo Santo nasceu em Leiria (1976) e foi criado em Pataias, começando a fazer histórias aos quadradinhos desde que aprendeu a escrever. 
Vive em Barcelona, onde exerce a actividade de designer industrial e é também ilustrador, animador e autor de Banda Desenhada no tempo que lhe sobra.
Recebeu diversos prémios pelas suas bandas desenhadas em festivais e certames. 
O seu primeiro prémio foi no Amora BD em 1991 e o mais recente em 2005 no Festival Internacional de Banda desenhada da Amadora.
Estreou-se a publicar, nos anos oitenta, durante a instrução primária no Jornal de Pataias, com a série “Ching Xung”, inspirada nos “Jovens Heróis de Shaolin”.
Teve também uma passagem breve pelo cartoon político, bem como na imprensa regional e contribuiu com várias histórias em fanzines, revistas e colectâneas de BD, tendo sido autor do seu próprio “Fanzine para Machos” e co-autor do pasquim “O Desgraçadinho”.
Publicou em 2017, em edição de autor, o álbum “Livro Sagrado”.
Em 2020, foi publicado pela editora Escorpião Azul com o álbum “Planeta Psicose”.

Abandonos, Ricardo Santo, Escorpião Azul, 40 pp., p&b, capa mole, 10 €





Sem comentários:

Enviar um comentário