22 de março de 2021

Colecção integral Astérix #25: A grande travessia

"A grande travessia" ("La Grande Traversée") é o 22º álbum da série, tendo sido pré-publicada no jornal diário Sud Ouest e editado em álbum em 1975.

Astérix, Obélix e Dogmatix decidem ir pescar peixes frescos para Ordralphabétix, já que não tem mais nenhum peixe fresco importado de Lutécia (o que resulta no envenenamento dos dois transportadores de Abraracourcix, para desgosto deste último), bem como de Getafix, porque é um ingrediente crucial na poção mágica. No entanto, uma tempestade leva-os sobre o mar para longe da Gália. Pensando em voltar para Armórica, pousam numa terra desconhecida, habitada por uma estranha tribo (os índios americanos) e perus que apelidam de "gurglers". Mais tarde, um explorador viking chamado Kerøsen e a sua tripulação também chegam a esta nova terra. Com medo das tribos indígenas, embarcam todos no barco de Astérix e Obélix, regressando à Escandinávia. Uma vez lá, um banquete viking é organizado para celebrar a descoberta do "Novo Mundo" por Kerøsen, apresentando os nossos dois heróis ao seu povo, acreditando que eles americanos. Mas o escravo gaulês Périférix, tendo-os reconhecido como seus compatriotas, provoca uma boa luta, durante a qual os gauleses escapam a bordo de um barco. Os vikings concluem, portanto, que os exploradores não descobriram nada e os gauleses retornam à aldeia após a pesca.

Esta aventura foi originalmente publicada em português na revista Tintin (#44/8º ano a #15/9º ano). Em álbum foi editado pela Livraria Bertrand [1975], Meribérica-Líber [1995], ASA [2007] e Público/ASA [2014]. O suplemento do Diário Popular, Flecha 2000 (#55 a #63) e a revista Jornal da BD (#49 a #56) também publicaram o episódio em continuação.

Os extras deste volume da Salvat são os seguintes: "Astérix descobre a América", "Influências e modernidade" e "Fluctuat nec mergitur".

Colecção integral Astérix #25: A grande travessia, René Goscinny e Albert Uderzo, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário