24 de maio de 2018

VIAGENS: The Lisbon Studio Series, vol. 3

O livro será apresentado e lançado já este fim-de-semana no XIV Festival de BD de Beja, com a presença de um grupo grande de autores, e também com uma bela exposição dedicada aos artistas do Lisbon Studio e à colecção. O livro começará a chegar às livrarias, mas estará também disponível já este fim de semana na Feira do Livro, no stand da distribuidora, a Europress. Também vai haver duas sessões de autógrafos em Lisboa durante os próximos 15 dias na Feira do Livro e na livraria Kingpin Book.

Depois do sucesso de CIDADES, (TLS Series vol. 1), já esgotado, e de SILÊNCIO (TLS Series vol. 2), esta colecção de alguma da melhor banda desenhada que se faz no nosso país pelos membros de um colectivo que já se tornou lendário continua a sua programação semestral, e a ser um dos pontos altos do calendário nacional de BD. Relembramos que CIDADES foi distinguido com duas nomeações para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada Amadora BD, na categoria de Melhor Desenho (para as histórias de Filipe Andrade e Marta Teives), e venceu o Galardão do Comic-Con para a Melhor História Curta (com a história de Filipe Andrade), para além de ter visto mais duas histórias nomeadas no para o mesmo prémio do Comic-Con (de Pedro Vieira de Moura e Marta Teives, e de Ricardo Cabral).

Uma narrativa é sempre uma viagem, do passado ou presente para o futuro, do mundo limitado para um mundo sem limites, do criador e narrador para o leitor, do dizível para o indizível, do visível para o invisível, ou vice-versa... Sete histórias, que são outras tantas viagens sequenciais para destinos incertos ou certeiros.

De certo modo, a tradução do mundo que a banda desenhada faz é uma redução à sua essência, como se prescindisse do que se revela desnecessário e se ativesse ao que importa a cada forma e cada situação. Mas a banda desenhada não lida apenas com a versão estrutural das formas, ela escolhe também, para a narrativa das situações, instantes essenciais. (...) O desenho é mais do que a representação de formas e gestos, é aproximação ao invisível, indizível, impossível. Como em qualquer arte, ele tem ansiedade pelo sem limite.
É urgente haver mais.
- do prefácio de Valter Hugo Mãe

O The Lisbon Studio é um colectivo de ilustradores, designers e autores de BD, que conta com mais de uma década de existência, e que partilham um espaço com vista para o Tejo, em Santa Apolónia, naquela que é de, de facto, a casa da BD em Portugal. Autores que trabalham para a Marvel, autores que representam alguns dos maiores best-sellers da BD portuguesa, autores que representam estilos e modos de criação muito variados, incluindo autores que trabalham em design, ilustração, web-design, e mais. No The Lisbon Studio - apesar da constituição dos membros do TLS se ter alterado ao longo dos anos - não só se sente a herança dos seus fundadores, como a marca deixada por todos os que por aqui passaram.

SILÊNCIO: The Lisbon Studio Series, vol. 3
Histórias de Filipe Andrade, Quico Nogueira, Pedro Ribeiro Ferreira e Nuno Rodrigues, Dileydi Florez, João Tércio, Ricardo Cabral, e Nuno Saraiva.
Prefácios de Valter Hugo Mãe e André Oliveira.
Capa de Ricardo Cabral.
Uma co-edição G.Floy e ComicHeart
Formato 17 x 24, capa dura, 128 pgs.
(16 a cores, 112 a p/b). 
PVP: 12€








Sem comentários:

Enviar um comentário