18 de maio de 2018

Jean Ollivier - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(França) Paimpol, 1925 - 30 de Dezembro de 2005

Jean Ollivier é um argumentista que inicia o seu trabalho artístico em 1945 na revista Vaillant.  Editor-chefe da revista por alguns anos, é um dos mais produtivos argumentistas (juntamente com Roger Lécureux). Ao longo de toda a vida da revista (de 1945 a 1992, incluindo a Pif Gadget), escreve uma grande quantidade de séries e histórias independentes. As séries mais famosas são Yves o Lobo (arte de René Bastard Eduardo Teixeira Coelho), Le Cormoran (arte de Lucien Nortier Paul Gillon), P'tit Joc (arte de André Joy), Ragnar o Viking (arte de Coelho), Jacques Flash (arte de Pierre Leguen), Davy Crockett (arte de Coelho e Kline), Wango (arte de Coelho e Paul Gillon), Robin dos Bosques (arte de Lucien Nortier e Coelho), Loup Noir (arte de Kline), Docteur Justice (arte de Raphaël Marcello), Ayak (arte de Coelho), Cogan (arte de Christian Gaty).
Na década de 60, escreve para as publicações de Aventures et Voyages (Perceval para René Bastard e Santo d'AmicoBjorn o Viking para CoelhoIvanhoe para Otello ScarpelliLancelot para FranceyPuma Noir para José Garcia e Sylver des Collines para Tito Marchioro) da colecção Drames da Dargaud e para a colecção Énigmes (Le Cas Landru com Decoudun e Raspoutine com Guy). Também está presente no mercado alemão com Peter Horn, desenhado por Kline.
A partir de 1978, escreve BD histórica para a Larousse como L'Histoire de France en Bandes dessinées e A Descoberta do Mundo em BD, que são ilustradas por artistas como Raymond Poïvet, Marzal Jaime Canós Coelho. Na década de 80, Ollivier redige várias histórias para a editora Hachette, como Gavroche (arte de André Chéret), Croc Blanc (arte de Pham Minh Son) e La Mémoire des Celtes (arte de Coelho). Simultaneamente, as suas histórias estão presentes em revistas como Vecu (Fils du Dragon com Pierre Dupuis) e L'Echo des Savanes (La Nuit Barbare com Marcello). Em 1991, Ollivier sucede a Jean-Michel Charlier como argumentista de série Barba-Ruiva (arte de Gaty).

Séries publicadas em Portugal:

One-shots publicados em Portugal:
  • Moby Dick (Moby Dick), 1983, Paul Gillon e Jean Ollivier, Álbum Editora Civilização [1984]
  • Gavroche (Gavroche), 1983, André Chéret e Jean Ollivier, Álbum Editora Civilização [1984]
[actualizado em 28-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário