Argumentista, Desenhador
(Chile) Iquique, 7 de Fevereiro de 1929
Séries publicadas em Portugal:
One-shots publicados em Portugal:
(Chile) Iquique, 7 de Fevereiro de 1929
Alexandro Jodorowsky nasce na povoação chilena de Iquique, filho de imigrantes russos. Inicia a sua carreira com diversos trabalhos criativos, como mímica, actor, director de cinema, escritor de peças de teatro e novelista. Na BD faz a sua estreia em 1966 com a saga futurista Anibal 5, ilustrada por Manuel Moro. Paralelamente, desenha uma série para o semanário Fabulas Panicas, depois publicada na revista mexicana Heraldo Cultural.
Em 1978, inicia a colaboração com Moebius na Humanoïdes Associés, com a história Les Yeux du Chat. Dois anos mais tarde, criam a série de ficção científica John Difool para a revista Métal Hurlant. Em 1982, associa-se com o artista Arno para criar a série de fantasia Alef-Thau. A série é continuada por Al Covial em 1998. Em cooperação com Silvio Cadelo, escreve Le Dieu Jaloux e L'Ange Carnivore, mais tarde ambos reimpressos sob o título La Saga d’Alendor. Também colabora com o artista Georges Bess, começando com Les Jumeaux Magiques para o Le Journal de Mickey (1986). Dois anos depois, inicia a série O Lama Branco, com aquele artista.
Com Zoran Janjetov, cria um spin-off de John Difool com Depois do Incal. Em 1990, recupera a sua primeira série, Anibal 5, com Georges Bess. A partir de 1991, realiza várias colaborações para a revista À Suivre, com François Boucq (A Face da Lua) e Moebius (Le Coeur Couronne). Uma outra famosa criação foi A Casta dos Meta-Barões com desenhos de Juan Giménez. Em 1993, escreve La Vérité est au Fond des Rêves para Jean-Jacques Chaubin, bem como La Guerre de Megamex para o artista japonês Katsuhiro Otomo. Dois anos mais tarde, cria Juan Solo, mais uma vez com Bess, e o detective Gilles Hamesh, desenhado por Michel Durand.
Em 1996, concebe Aliot com Victor de la Fuente, cancelando a série ao fim de um episódio, por semelhanças com a Saga d’Alendor. Em 1997, junta-se a Janjetov e Beltran Frédéric para criar Les Technopères. Dois anos depois segue-se Megalex com desenhos de Fred Beltran. Em 2001, cria o western Bouncer, ilustrada por François Boucq. Um ano depois, lança a série Diosamante com Jean-Claude Gal.
Em 2016, o seu filme Poesia sem Fim é - tal como o fora La Danza de la Realidad, de 2013 -seleccionado para a quinzena dos realizadores do Festival de Cannes.
Séries publicadas em Portugal:
Alef-Thau, Bórgia, Bouncer, Casta dos Metabarões (A), Castaka, Cavaleiros do Heliópolis (Os), Depois do Incal, Diosamante, Face da Lua, Filhos de El Topo (Os), Incal (O), Juan Solo, Lama Branco (O), Megalex
One-shots publicados em Portugal:
- A palavra (Le mot), Marc Riou, Mark Vigourox e Jodorowsky, Metal Hurlant #1
- A invasão (The invasion), Igor Baranko e Jodorowsky, 2002, Metal Hurlant #2
- A louca do Sacré-Coeur (La folle du Sacré-Coeur), Moebius e Jodorowsky, 2004, Álbum Público/Edições ASA [2015]*
- As armas do Metabarão (Les armes du Meta-Baron), Travis Charest, Janjetov e Jodorowsky, 2008, Álbum Vitamina BD [2008]
- Os olhos do gato (Les yeux du chat), Moebius e Jodorowsky, 1978, Álbum A Seita/Arte de Autor [2021]
* Colecção Novela Gráfica
[actualizado em 08.01.2023]
Sem comentários:
Enviar um comentário