As bandas desenhadas do finlandês Tommi Musturi são quase sempre mudas (sem texto) e de uma comicidade camuflada. Acima de tudo, é um humanista que apresenta o seu mundo e as suas personagens de todos ângulos de forma a girá-los num círculo em que a verdade apresenta-se sempre em mutação. No ano de 2011 ganhou o prémio principal da BD finlandesa, Puupäähattu, pela Sociedade Finlandesa de BD. Os seus trabalhos têm sido exibidos e publicados em mais de dez países - como o The Books of Hope editado pela importante Fantagraphic Books.
O autor estará presente no Porto, para inaugurar uma exposição de originais de BD e outras imagens na galeria da Mundo Fantasma no dia 2 de Dezembro, às 17h. E se a exposição estará patente ao público até ao último dia do ano, já a instalação THE WALK terá apenas três dias de existência no C.C. Cedofeita durante o ZineFestPt a decorrer de 1 a 3 de Dezembro.
No dia 3 de Dezembro pelas 17h, OUT OF MIND, conversa com o autor também no ZineFestPt.
Tommi Musturi. nascido em 1975, é um dos autores mais excitantes num país onde onde surgem dezenas de autores excitantes! Desde miúdo que é um activista, começando por editar nos anos 90 singles de Noise Rock e zines de BD sob a chancela Boing Being, em que se destaca a antologia Glömp cujo último número explorou narrativas em três dimensões - número experimental, luxuoso e basilar que teve direito a uma exposição que passou pela Bedeteca de Lisboa em 2009.
Apesar de viver em Tampere é um dos elementos mais activos do atelier Kuti Kuti (de Helsinquia) que edita o muy psicadélico jornal de BD Kuti - um caso único no mundo, diga-se de passagem. No caso português participou nas antologias Quadrado (3ª série, Bedeteca de Lisboa), Mesinha de Cabeceira Popular #200 e no MASSIVE - ambas da Chili Com Carne. Foram também publicados os livros To a stranger (Opuntia Books; 2010) e Beating (MMMNNNRRRG; 2013) dedicados à sua obra gráfica. Já nos visitou várias vezes, entre elas, na Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) e no Festival de BD de Beja (2014).
Os livros Caminhando Com Samuel e Simplesmente Samuel, com edição em nove países, têm lhe granjeado fama internacional, sendo que o primeiro título foi uma das obras seleccionadas para o livro de referência 1001 Comics you must read before you die.
Uma organização Mundo Fantasma / MMMNNNRRRG, com o apoio do Finnish Literature Exchange.
Sem comentários:
Enviar um comentário