24 de janeiro de 2024

A árvore despida

Depois da publicação de Alexandra Kim, na colecção Novela Gráfica, a Levoir edita A Árvore Despida, obra da autoria de Keum Suk Gendry-Kim. Keum nasceu em Goheung, na província de Jeolla do Sul, é tradutora, argumentista e ilustradora. Escreveu a adaptação do romance de Park Wan-seo, traduziu-o e concebeu os desenhos para esta novela gráfica. Estudou pintura ocidental na Universidade de Sejong e em 1998 licenciou-se em artes, na Escola de Artes Decorativas de Estrasburgo.

Em 1950, quando rebentou a guerra da Coreia, Kyung era uma jovem de vinte anos. Vivia em Seul com a sua mãe. Para sobreviver, trabalhava como vendedora numa loja frequentada por soldados americanos. Um dia, conhece Ok Heedo, um pintor que tinha fugido do norte do país e que trabalhava em retratos encomendados pelos GI’s para alimentar a família. Kyung apaixona-se imediatamente por este homem tocada pela sua diferença e pelo seu talento. Acima de tudo, este amor ajuda-a a esquecer a terrível tragédia que acaba de atingir a sua família... Infelizmente, Ok Heedo é casado.

Muitos anos mais tarde, visita uma exposição póstuma dedicada a este pintor. O passado obscuro que ela julgava adormecido ressurge de repente. Kyung começa a escrever a sua história para se reconciliar com os fantasmas que a perseguem.

A árvore despida, Keum Suk Gendry-Kim, Levoir, 328 pp., p&b, capa dura, 28,90€




Sem comentários:

Enviar um comentário