21 de dezembro de 2022

Tex: Mais que um herói

Tex: Mais que um Herói é o primeiro livro temático publicado em Portugal dedicado à mítica personagem Tex Willer, nascida em Setembro de 1948 da mente de Gianluigi Bonelli, e da mão do desenhador Aurelio Galleppini.

Motivado pela paixão que nutre por Tex, o autor, Mário João Marques, começou a escrever este livro há mais de dez anos, um desafio que o levou a escrever a obra mais extensa jamais publicada sobre a personagem e o seu impacto nos fumetti e no mercado de BD italiano, desvendando mais de sete décadas de autores, sagas, segredos, ambientes, no fundo um pouco da História do Western em BD, uma viagem fascinante ao mundo dos sonhos e fantasias galopantes.

Tex Willer cavalga a vastidão do Velho Oeste desde 1948. Com uma personalidade multifacetada que se presta a diversos níveis de leitura, Tex tornou-se num verdadeiro ícone da cultura italiana, muito por força do seu carisma de herói positivo.

As suas aventuras recolheram uma herança narrativa única, e, ainda hoje, ele é o elo que continua a unir diversas gerações de leitores ao longo de décadas.

Ricamente ilustrado e recheado de anotações bibliográficas, este livro a preto e branco, com quase quinhentas páginas e quase dois quilos (!) tem a devida autorização da Sergio Bonelli Editore, inclui duas dezenas de ilustrações inéditas da colecção do autor, bem como prefácios de José Carlos Francisco, fundador do Clube Tex Portugal, e de João Marin, que não só fez o seu design, mas fez a pesquisa iconográfica.

Tex: Mais que um herói, Mário João Marques, A Seita, 488 pp., capa dura, p&b, 36€




Sem comentários:

Enviar um comentário