24 de dezembro de 2022

La seconde guerre mondiale dans la bande dessinée

Lançado em França em 2015, por ocasião dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, este livro analisa as principais histórias em banda desenhada que evocam o tema. 

Tema eterno duplamente histórico e gráfico, a Segunda Guerra Mundial tem vínculos inegáveis ​​com a banda desenhada, forjados na Europa emergente no ano crucial de 1945. Testemunhas do século, de Calvo a Pratt passando por Spiegelman ou Nakazawa, expressaram o seu ponto de vista humanista e comprometido sobre este conflito universal. No alvorecer de 2015, data comemorativa dos 70 anos do fim das hostilidades, os combatentes e heróis da Segunda Guerra Mundial encontram-se no centro de vários álbuns e séries franco-belgas marcantes. O leitor pode reviver a batalha das Ardenas em Airborne 44 (publicada entre nós) ou a colaboração com o inimigo em Il était une fois en France. Da mesma forma, a banda desenhada e a manga levam os leitores a aliarem-se às façanhas do Capitão América ou ao sacrifício final dos pilotos kamikaze. Por outro lado, no início do século XXI, as bandas desenhadas reabriram o debate em torno de longos tabus como o extermínio dos judeus da Europa, a traição pela pátria ou o horror atómico. 

A obra divide-se em quatro partes: - Au service de l'Oncle Sam - Des bulles dans la tourmente : la France Téméraire ou Vaillante ? - Un genre engagé : cette autre vision de la guerre - Le conflit intérieur.

O autor oferece inúmeras entrevistas com autores (de Eric Liberge a Plumail passando por Huguault e Servais). Um glossário, uma bibliografia completa e uma cronologia completam a obra.

La seconde guerre mondiale dans la bande dessinée, Philippe Tomblaine, PLG, 2015, 278 pp., 19€

Sem comentários:

Enviar um comentário