4 de julho de 2020

Colecção Integral Astérix #10: O aniversário de Astérix e Obélix

"O aniversário de Astérix e Obélix - O livro de ouro" ("L'Anniversaire d'Astérix & Obélix - Le livre d'Or") é o trigésimo quarto episódio da série, desenhada e escrito por Albert Uderzo. O álbum, que comemora o 50º aniversário da criação da série, foi lançado em 22 de Outubro de 2009.

A história começa no ano 1, 50 anos após 50 aC., onde descobrimos a vila de Abraracourcix povoada pelos mesmos personagens que o leitor já conhece, mas, portanto, 50 anos mais velha. Existem alguns artesãos, comerciantes ou guerreiros gauleses cercados pelos seus filhos e netos. Mas essa ideia de envelhecer os personagens de 50 anos não é do agrado de Obélix, e Albert Uderzo decide emendar a história. Então, voltamos a 50 aC., nesta mesma vila, onde comemoramos os aniversários de Astérix e Obélix. Existem cartas de parabéns dos seus amigos (Falbala, dos piratas, Numérobis, etc). Agecanonix, ciumento dos dois gauleses, dá ao leitor uma descrição bastante negativa usando uma ressonância magnética, graças à qual podemos apreciar uma anatomia um tanto especial. Depois, chega o momento esperado do banquete de aniversário. Durante esta grande celebração, muitos personagens recorrentes ou importantes das aventuras de Astérix reaparecem, trazendo várias prendas de aniversário. Cleópatra e Júlio César não faltam à festa. O último reluta em ir, mas, no entanto, cede aos gritos da sua esposa, retribuindo o agradecimento à história contada em O Filho de Astérix, em que Astérix e Obélix salvam o seu filho comum, Caesarion. Ainda assim, decide oferecer um pote de vinho envenenado com o seu medicamento, Choléramorbus, aos dois gauleses. Mas os quatro centuriões (Faipalgugus, Tohubohus, Mordicus e Cumulonimbus), a quem confiou a missão, bebem o vinho, que de facto foi substituído por óleo de mamona. Os quatro romanos ganharam uma boa estadia nas latrinas.

O presente álbum foi publicado em Portugal no dia da sua edição mundial pelas Edições ASA.

Na presente edição da Salvat, as 51 pranchas do episódio são complementadas por dois artigos "Festas, celebrações e pequenos menires" e "Arte e família".

Colecção Integral Astérix #10: O aniversário de Astérix e Obélixm Albert Uderzo, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€


Sem comentários:

Enviar um comentário