29 de julho de 2020

Colecção Integral Astérix #8: O filho de Astérix

"O filho de Astérix" ("Le fils d'Astérix") é o 27º álbum da série, publicado originalmente em 1983 com uma tiragem inicial de  um milhão e setecentos mil exemplares. O desenho e argumento foi de Albert Uderzo.

Astérix descobre um berço com um bebé loiro à sua porta. Os gauleses entendem que a criança lhes foi confiada para garantir a sua segurança. Brutus, à frente de uma guarnição num acampamento entrincheirado, pede ao legionário Taxensus e ao prefeito Epinedecactus (disfarçado de enfermeira gaulesa) para recuperarem o bebé, não o conseguindo. Posteriormente, Brutus envia o prefeito para incendiar a aldeia gaulesa, enquanto sequestra a criança e foge a bordo da galera pirata do Barba Vermelha, rumando a Brivates Portus. Mas Astérix e Obélix partem em busca da criança, voltando à aldeia com o bebé, enquanto os piratas decidem nadar até ao seu destino para evitar cruzá-los. Neste momento, César e Cleópatra chegam à aldeia. Ficamos a saber então que foi César quem enviou o seu bebé, Cesarião (o futuro Ptolomeu XVI), para impedir que fosse morto por Brutus, cioso de ser o herdeiro do trono do seu pai adoptivo. Os gauleses são convidados por César e Cleópatra para o banquete final, enquanto as suas casas são reconstruídas pelas legiões de César e Brutus. Este é punido pelo seu pai adotivo, sendo enviado para a Germânia.

"O filho de Astérix" foi publicado no ano da sua estreia pela Livraria Bertrand. Mais tarde, foi reeditado pela Difusão Verbo [1987], Meribérica [1991] e ASA [2004].

A presente edição da Editorial Salvat tem os seguintes extras: "Uns pais muito engraçados", "Quem é este anjinho" e "Quando a criança parecia".

Colecção Integral Astérix #8: O filho de Astérix, Albert Uderzo, Salvat, 64 pp., cor, capa dura, 10,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário