13 de novembro de 2019

Umbra #1

A Umbra é uma antologia de banda desenhada contemporânea portuguesa idealizada e produzida por Filipe Abranches, autor e ilustrador.
A Umbra reúne histórias curtas, auto-conclusivas, de autores de expressão portuguesa, a solo ou em colaborações, versando universos e géneros tais como os da ficção científica, distopias futuristas, ficção weird, podendo ainda cruzar-se com o policial e a fantasia. O propósito é criar uma plataforma com histórias de estrutura clássica, a preto-e-branco, apropriadas a um público alargado e amador das práticas de leitura de revistas de banda desenhada dos anos 1970 e 1980, actualizadas aos temas e preocupações de hoje.
Algumas das histórias poderão conter elementos em comum e cruzarem-se, mas serão sempre legíveis autonomamente. Muitos dos projectos são idealizados por Filipe Abranches, delegando o seu desenvolvimento a equipas construídas para o efeito.
Com o intuito de publicar pelo menos um número por ano, com cerca de 100 páginas cada, o primeiro número foi lançado este Outono.
Enquanto projecto editorial, a Umbra Livros estende-se a projectos paralelos à da antologia, desde revistas em risografia one-shots, a livros a solo de autores nacionais ou mesmo traduções de material estrangeiro. A missão inicial concentrar-se-á, todavia, na antologia do mesmo nome.

Este primeiro número contém as seguintes bandas desenhadas autoconclusivas:

João Chambel e João Sequeira, “Estrada da Coca-Cola”;
Pedro Moura e Filipe Abranches, “Óscar”;
Sama, “Zodíaco”;
Pedro Moura e Sérgio Sequeira, “Herbicida”; e
José Carlos Joaquim, Hugo Maciel e Pedro Moura, “Carne”.

Umbra #1, Novembro 2019, 112 pp., p&b, 11,50€







Sem comentários:

Enviar um comentário