21 de julho de 2019

Cadafalso - Uma novidade da Polvo

Mais uma obra de um artista brasileiro com a chancela da portuguesa Polvo. Desta feita, chama-se "Cadafalso" de Alcimar Frazão.

Nascimento, universo religioso, juventude, mundo do trabalho e morte são os temas presentes no corpo desta obra, e para abordá-los Alcimar Frazão transporta-se no tempo e no espaço, bebendo referências das artes visuais, da literatura e da filosofia existencialista. Nessa viagem, ora se movimenta por uma Florença do século XVI, numa busca violenta pela imagem da perfeição; ora destila cinismo sobre a guerra civil e a sua má sorte na Barcelona de 1937; ora perde o compasso da percepção do tempo na urbanidade de São Paulo, no início dos anos 2000. Uma Porto Alegre contemporânea é o cenário do último conto, o único em que o personagem ao qual Frazão empresta a sua forma cede o protagonismo a outro: um homem de meia idade com uma visão muito particular sobre sua própria grandeza diante da fragilidade humana. Em Cadafalso, os personagens tentam a todo o custo sobreviver.

Alcimar Frazão é autor de banda desenhada, ilustrador Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Integra o colectivo de artistas independentes “Bimbo Groovy”, que reune autores de Banda Desenhada de São Paulo e Porto Alegre. Ilustrou vários livros e foi professor de desenho e história em quadrinhos, de 2007 a 2013, na Quanta Academia de Artes, a principal escola dedicada ao ensino, reflexão e produção de banda desenhada e ilustração no Brasil. Hoje actua como professor adjunto da escola, em projectos especiais. Foi um dos curadores das exposições “Linhas de Histórias, panorama do livro ilustrado no Brasil” (2011) e “HQBR21 – O Quadrinho Brasileiro do Novo Século” (2013), o primeiro panorama crítico da nova geração de autores brasileiros. Em 2013 lançou o álbum “Me &Devil” (edição de autor), editado em Portugal pela Polvo (2015) com o título “O Diabo e eu”, em Espanha pela NovoVinilo (2016) e reeditado no Brasil em edição de luxo pela Mino (2016). O seu “Cadafalso” foi considerado em 2018, pela crítica especializada, como “um dos projectos criativos mais expressivos da produção brasileira”.
e artistagráfico, formado pela

Cadafalso, Alcimar Frazão com as contribuições especiais de Lourenço Mutarelli, Magno Costa, Dalton Cara e João Azeitona, Polvo, Romance Gráfico Brasileiro #27, 120 pp., p&b, capa brochada com badanas, 11,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário