14 de março de 2019

Juan Giménez - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, argumentista
(Argentina) Mendoza, 16 de Novembro de 1943 - 2 de Abril de 1920

Conclui o curso médio de design industrial e frequenta a Academia de Belas Artes de Barcelona.

Estreia-se na banda desenhada, inspirando-se nos desenhos de Hugo Pratt e Francisco Solano López, com trabalhos para as editoras argentinas Colomba e Record. De regresso a Espanha, trabalha nas revistas espanholas Zona 84 e Comix International e nas italianas Lanciostory e Skorpio.

Em 1980, projeta o segmento "Harry Canyon" do filme Heavy Metal. Durante a década de 1980, colabora com várias revistas europeias, incluindo a espanhola 1984, a francesa Metal Hurlant e a italiana L'Eternauta, experimentando inovações gráficas e narrativas. É neste período que está uma das suas melhores séries, as curtas histórias de ficção científica conhecidas sob o título de Time Paradox. Destacam-se também A Cidade, escrita por Ricardo Barreiro e O Quarto Poder, que ele próprio escreve.

O estilo de Giménez torna-se famoso pela extrema atenção que dedica a detalhes técnicos e históricos. A sua série Ás de Espadas foi definida como "uma enciclopédia gráfica da Segunda Guerra Mundial".

Giménez também colabora com autores importantes, como Carlos Trillo, Emilio Balcarce, Roberto Dal Prà, e o chileno Alejandro Jodorowsky, com quem escreve a famosa saga Metabarões, iniciada em 1992.

Séries publicadas em Portugal:
Ás de Espadas, Casta dos Metabarões (A), Cidade (A), Leo Roa, Quarto Poder (O)

One-shots publicados em Portugal:
  • Nós, os heróis, Giménez e Ricardo Barreiro, O Mosquito (5ª série) #9
  • Silver, Giménez e Ricardo Barreiro, O Mosquito (5ª série) #10
[actualizado em 02.04.2020]

Sem comentários:

Enviar um comentário