20 de março de 2019

Colecção Batman 80 anos #5: Batman: Noel, Um Conto de Natal

Já se encontra nas bancas o quinto volume da colecção Batman 80 Anos. O volume desta semana tem o título Batman: Noel – Um Conto de Natal.

A história, datada de Novembro de 2011, é da autoria de Lee Bermejo e trata-se de uma homenagem ao conto de Natal do dramaturgo Charles Dickens.

Com uma arte primorosa que se destaca desde a primeira página, Lee Bermejo escolhe um narrador omnisciente que dialoga com o seu leitor. Simultaneamente à narrativa, acompanhamos o Homem-Morcego na captura de um elemento do gangue do Joker, vilão que acaba de fugir de Arkham. Pelas ruas cobertas de neve de Gotham City, acontecem uma bizarra sequência de eventos, que  ameaçam roubar a sua alma para sempre. Devido ao frio, Batman acaba por adoecer e, combalido, recebe a visita de três espíritos, mas os espíritos não são fantasmas, e sim encontros que o Batman vai tendo durante a noite. O passado vai revelar-se na forma de Catwoman e a lembrança de quem Batman já fora anteriormente.  O amigo Superman representando o presente e a sua visão mais optimista da humanidade, que contrasta com a visão do Homem-Morcego.  E, por último o inimigo Joker como o futuro, que traz  uma visão perturbadora de como será o mundo se a visão que Bruce Wayne tem da humanidade for sempre negra. São estes três personagens que durante a sua visita levaram Batman a uma análise de si e dos seus medos.

A paleta de cores mais clara e mais alegre, em tons pasteis da colorista Barbara Ciardo, com quem Bermejo volta a trabalhar depois da história curta do Super-Homem para a revista Wednesday Comics — acentua o lado mais luminoso de conto de fadas, não interferindo com o estilo gráfico inconfundível que já se tornou uma imagem de marca de Bermejo. Um belo clássico, graficamente deslumbrante, que mostra que, mesmo em Gotham City, o Natal é “sempre que um homem quiser”. Uma história a não perder.

Colecção Batman 80 anos #5 – Batman: Noel, Um Conto de Natal, Lee Bermejo, Levoir, cor, capa dura, 11,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário