12 de abril de 2018

Colecção Bonelli #1: A lenda de Tex

"A Lenda de Tex", o volume que abre esta colecção da Levoir com distribuição do jornal Público, recolhe quatro histórias a cores de 32 páginas cada, publicadas originalmente na revista semestral Color Tex entre 2013 e 2016. A primeira, "O Último da Lista", escrita por Gianfranco Manfredi e desenhada por Stefano Biglia – que assegura também a arte da magnífica capa, feita em exclusivo para a edição portuguesa – inspira-se, como o próprio nome do hotel em que Tex fica hospedado e o apelido do seu proprietário denunciam, em The Blue Hotel, conto do romancista norte-americano Stephen Crane. Aqui, Tex chega a uma pequena cidade do Nebraska no meio de uma tempestade de neve, para investigar, a pedido do comandante do Forte Robinson, um caso do desvio de fornecimentos de trigo ao Exército, acabando por encontrar Scott Wannabe, um caçador de recompensas com quem se cruzou no passado, que está ali em busca do último membro de uma quadrilha de assaltantes que persegue há 17 anos.

Em "O mescalero sem rosto", história escrita por Jacopo Rauch, Tex e Kit Carson defrontam o misterioso El Lisiado, o Diabo Coxo, numa aventura cheia de acção, ilustrada por Alessandro Bocci, desenhador habitual da série Dampyr, cujo talento poderemos voltar a apreciar no próximo volume desta colecção, ilustrando uma história de Dampyr passada em Trás-os-Montes.

Em "Chupa-Cabras!", um história com um toque fantástico, com texto de Moreno Burattini e grafismo de Michele Rubini, Tex e Jack Tigre ajudam o Professor Dawson, um naturalista, a encontrar os misteriosos chupa-cabras, umas estranhas e mortíferas feras que deixam as suas vítimas completamente exangues.

Finalmente em "Desafio na Velha Missão", em que Sergio Tisselli ilustra magnificamente a aguarela uma trama concebida por Pasquale Ruju, num dos raros exemplos de uma aventura de Tex ilustrada em cor directa, Tex e Kit Carson conseguem resgatar Patricia Graves à tribo de Apaches que a tinha raptado, para descobrirem que o vínculo que a unia a Octavio, o apache que a raptou, era bastante diferente e bem mais forte do que eles pensavam.

Quatro histórias bem diferentes, tanto em termos temáticos como gráficos, bem reveladoras da qualidade e da diversidade que as aventuras de Tex Willer podem atingir.

Colecção Bonelli #1: A lenda de Tex, vários autores, Levoir, cor, capa dura, 10,90€









Sem comentários:

Enviar um comentário