18 de fevereiro de 2018

Jean-Claude Fournier - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(França) Paris, 21 de Maio de 1943

Após breves estudos de arte em Paris e aspirações numa carreira em teatro, Fournier é incentivado por Franquin a dedicar-se à BD. Assim, em 1967, ingressa na editora Dupuis e, consequentemente, na revista Spirou. A sua primeira série foi Bizu, uma BD poética baseada num conto de fadas na floresta de Brocéliande.
Passados dois anos, Fournier é convidado a suceder Franquin como o autor da série principal da revista, Spirou e Fantasio. Introduz novos personagens, como o cartel do crime Triângulo, o mágico japonês Itoh Kata e a encantadora polinésia Ororéa. Devido a um desentendimento com o editor, Fournier abandona Spirou e Fantasio em 1981, deixando nove álbuns realizados.
Na década de 1980, Fournier regressa à sua primeira criação, Bizu, realizando dois novos álbuns para a editora Fleurus. Regressa em 1989 à revista Spirou. Junta-se ao argumentista Zidrou para criar uma série humorística sobre uma família de canibais, Les Crannibales, onde trabalha até 2005, publicando oito álbuns.
Entre 1972 e 1986, Fournier exerce, em paralelo, ilustrações e cartoons para o jornal Ouest-France. Realiza trabalhos comerciais para a Citroën, Phenix Maisons e Nestlé. É regularmente convidado a dar workshops em escolas e é co-fundador do Quai des Bulles, o grande festival de BD em Saint-Malo, organizado pela primeira vez em 1992.

Séries publicadas em Portugal:
Canibais (Os), Spirou & Fantásio

[actualizado em 02.11.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário