6 de fevereiro de 2018

Colin Wilson - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Nova Zelândia) Christchurch, 31 de Outubro de 1949

Após os seus estudos na Escola de Arte ChristchurchColin Wilson trabalha em televisão, como fotógrafo e como ilustrador independente. Em 1977, publica as suas primeiras histórias em BD no seu próprio fanzine, Strips. Em 1980, ele e a sua esposa (e colorista) Janet Gale mudam-se para Londres, onde consegue um emprego na revista 2000AD. Lá, faz várias histórias para a série Judge Dredd e Rogue Trooper. Inicia a sua série de ficção científica para a editora francesa GlénatDans l'Ombre du Soleil, publicada na revista Circus, em 1983.
Um ano depois, Jean-Michel Charlier Jean Giraud pedem-lhe para assumir a série western A Juventude de BlueberryWilson trabalha na série até os anos 90, primeiro com Charlier, mais tarde, com François Corteggiani como argumentista. Também com Corteggiani, realiza a série Thunderhawk para a agência Strip Art Features. Em 1997, deixa a Europa e vai para a Austrália, onde continua a trabalhar para 2000AD. Em 1999, publica o seu primeiro álbum na CastermanLos Angeles.
Para a mesma editora, começa a Head Shot com o argumentista francês Matz, uma série que também é publicada nos EUA. Wilson ainda trabalha para a editora italiana Bonelli num episódio de Tex Willer em 2000. Colabora com Gordon Rennie em Rain Dogs e com John Tomlinson e Kevin Walker em Tor Ciano. Nos últimos anos, trabalha para o mercado dos EUA. Wilson desenha Point Blank, a mini-série com textos de Ed Brubaker. Contribuiu para a série Star WarsLegacy Knight of Old Republic da Dark Horse, e trabalha com Garth Ennis em Battler Britton sobre a Segunda Guerra Mundial para a DC / Wildstorm.

Séries publicadas em Portugal
Battler Briton, Blueberry (A juventude de), Rain Dogs, Star Wars 

[actualizado em 2-2-2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário