1 de setembro de 2017

Colecção Oficial de Graphics Novels #50

A Salvat lançou o 50º volume da colecção em epígrafe que contém a primeira parte das Guerras Secretas dos Super-Heróis, reunindo os números 1 a 6 da revista Marvel Super Heroes Secret Wars. Trata-se da reedição do volume já editado em Portugal em 2012 pela Levoir na colecção Heróis Marvel.

Raptados por uma entidade infinitamente superior conhecida apenas como Beyonder, os heróis mais poderosos da Terra vêem-se forçados a travar combate num mundo distante, denominado Mundo de Batalha. Aos vencedores estão reservados tesouros para além da imaginação, mas ao lado perdedor apenas aguarda uma morte certa!

O conceito de um universo partilhado foi absolutamente importante no êxito contínuo da Marvel na história dos comics. A capacidade de juntar dois ou mais heróis e vilões ou ter determinada personagem a aparecer no comic de outra, é algo que reforça e estimula os imensos talentos criativos da Marvel, e permite adicionar uma camada de complexidade às histórias que contam. As Guerras Secretas, além de se tratar de uma fantástica história épica, pode também ser descrita como um excelente exemplo daquilo que é possível fazer a nível de interconectividade. Um marco histórico, não apenas para a Marvel, mas para a indústria dos comics em geral, Guerras Secretas foi a primeira vez que uma editora tentou algo desta magnitude. De forma a não afectar as publicações regulares, o conflito em si teve lugar de um número para o outro. Personagens que tinham sido transportadas para a nova saga ao fim de um número, no mês seguinte regressavam e falavam do assombroso conflito do qual haviam feito parte. Obviamente, isso criou imensa expetativa entre os leitores, à medida que o evento se desenrolava nas revistas da mini-série.

Várias vezes imitado, sem nunca ser superado, Guerras Secretas é o evento contra o qual todos os outros que estão por vir serão comparados. Um momento importante não só na história da Marvel, como também na história de toda a indústria dos comics, e que será recordado com apreço durante as gerações vindouras.

Este volume inclui também um dossier sobre o escritor Jim Shooter, e um extenso dossier sobre as origens da saga e como a série foi inicialmente concebida como veículo de propaganda para uma linha de brinquedos licenciados (é verdade!), bem como uma galeria de capas alternativas..

Colecção Oficial de Graphics Novels #50: Guerras Secretas - Parte I, Jim Shooter, Mike Zack e Bob Layton, Salvat, 160 pp., cor, capa dura, 11,99€

Sem comentários:

Enviar um comentário