8 de setembro de 2017

Colecção Novela Gráfica (III série): Tempos amargos

Esta semana na colecção Novelas Gráficas temos o volume "Tempos amargos" ("Amères saisons") de Étienne Schréder. A obra, um original de 2008, tem prefácio de João Ramalho Santos e de François Schuiten.

Étienne Schréder enveredou pela banda desenhada aos quarenta anos, abandonando as suas anteriores ocupações, ligadas à criminologia e aos estabelecimentos prisionais. Colaborou inicialmente com alguns grandes nomes da BD, entre os quais François Schuiten, que foi seu mentor, e é um dos actuais desenhadores da série Blake e Mortimer. "Tempos Amargos" foi um dos seus grandes sucessos e é considerada uma importante novela gráfica do género autobiográfico. Numa vida anterior à de autor de BD, Étienne Schréder viveu problemas graves de alcoolismo, que o levaram a abandonar família, emprego, tudo, e a viver como sem-abrigo. O alcoolismo afecta milhares de pessoas e é um assunto cuja evocação roça muitas vezes o tabu. Porque há uma realidade que não se pode romantizar, Schréder oferece a experiência da sua própria jornada.

Colecção Novela Gráfica (III série): Tempos amargos, Étienne Schréder, Levoir, capa dura, p&b, 224 pp. 9,99€ com o jornal Público








Sem comentários:

Enviar um comentário