2 de agosto de 2017

Valérian #2: O Império dos Mil Planetas / O País sem Estrela

A partir de hoje está nas bancas o segundo volume da colecção Valérian da parceria Público/ASA com argumento de Pierre  Chistin e desenho de Jean-Claude Mézières. Este volume reúne os episódios 2 e 3 da série: O Império dos Mil Planetas e O País sem Estrela.

"O Império dos Mil Planetas" ("L’empire des mille planètes") foi, originalmente, publicado em 1971 na revista Pilote entre os números 520 a 541. Em Portugal, o episódio foi publicado na revista Tintin em 1972 entre os números 51/4º ano e 20/5º ano. Mais tarde foi editado em em álbum em 1981 pela extinta Meribérica e em continuação na revista Jornal da BD (#9 a #16).

Neste episódio, Valérian e Laureline viajam até às proximidades do planeta Syrte-o-Magnífico, capital do Império dos Mil Planetas, onde as lutas pelo poder inquietam as autoridades terrestres. A sua missão é perceber quem comanda aquele império e averiguar se este representa uma ameaça para o Império Galáctico Terrestre. Rapidamente, os dois heróis são descobertos e perseguidos pelos misteriosos Conhecedores.

"O País sem Estrela" ("Le pays sans étoile") foi inicialmente publicado em continuação na revista francesa Pilote entre os números 570 a 592. O episódio estrou-se em Portugal em 1970 na revista Tintin (#43/6º ano a #13/7º ano). Em 1981, a editora Meribérica publica a primeira versão portuguesa em álbum. Em 1982, a revista Jornal da BD publica no seu número #23 o episódio completo e, no ano seguinte, o suplemento do Diário Popular, Flecha 2000, edita em continuação esta aventura de Valérian (#37 a #45).

Valérian e Laureline estão em Ukbar, acompanhando algumas centenas de colonos que vieram instalar-se naquele pequeno sistema solar perdido algures no universo. De repente, surge no horizonte um planeta errante que ameaça colidir com a recém-instalada colónia.

Ao aproximarem-se deste último, os dois heróis descobrem que se trata de um planeta oco, no interior do qual decorre uma terrível guerra entre duas poderosas cidades.

Valérian #2: O Império dos Mil Planetas / O País sem Estrela, Pierre Christie e Jean-Claude Mézières, Público/ASA, 88 pp., cor, capa mole, 8,90€ com o jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário