9 de agosto de 2017

Valerian #3: Bem-vindos a Alflolol + Os Pássaros do Mestre

Está disponível a partir de hoje o terceiro volume da colecção Valerian, uma edição da Levoir e distribuído pelo jornal Público.

O álbum duplo contém os quarto e quinto episódios da série: "Bem-vindos a Alflolol" ("Bienvenur sur Alflolol" e "Os Pássaros do Meste" ("Des oiseaux du maître").

Em "Bem-vindos a Alflolol", após uma “pequena viagem” de 4000 anos, os habitantes de Alflolol regressam a casa e deparam-se com uma situação completamente diferente daquela que tinham antes da sua partida: o seu planeta, entretanto rebaptizado Technorog, foi colonizado pela Terra e submetido a uma exploração industrial intensiva. É o início de um confronto entre a desordem bem-humorada dos alflolianos e o pragmatismo do governador terrestre.

O episódio estreou-se em continuação na revista francesa Pilote em 1971 entre os números #632 e #653. Em Portugal, a Meribérica publicou a aventura em álbum em 1980 e, mais tarde, na revista Jornal da BD (#33 a #40) e no suplemento do Diário Popular, Flecha 2000 (#1 a #9). 

O episódio "Os Pássaros do Mestre" foi estreado em continuação na revista Pilote em 1973 entre os números #710 a #722. Em Portugal, o episódio foi publicado pela primeira vez com o título "O Senhor das Aves" na revista Tintin em 1975 (#28 a #47 do 8º ano). Mais tarde, com o título "Os Pássaros do Senhor" foi editado em álbum pela Meribérica e pelo Jornal da BD (#84 a #88).

Nesta aventura, Valérian e Laureline despenham-se num planeta desconhecido, onde são feitos prisioneiros. Mais tarde descobrem que a população deste planeta, oriunda dos quatro cantos do universo, está completamente à mercê de uma entidade misteriosa chamada “Mestre”, que obriga habitantes e prisioneiros a trabalhar até à exaustão, sob a ameaça dos seus terríveis pássaros, cuja mordida provoca a loucura…

Valerian #3: Bem-vindos a Alflolol + Os Pássaros do Mestre, Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, Público/ASA, 96 pp., 8,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário