23 de agosto de 2017

Colecção Valérian #5: Os heróis do equinócio/Metro de Châtelet - Direcção Cassiopeia

A partir de hoje está disponível nas bancas o quinto volume da colecção Valérian, uma edição do jornal Público e da editora ASA. Neste volume são editados o oitavo e nono episódios da série.

"Os heróis do equinócio" ("Les héros de l'équinoxe") estreou-se na revista Pilote em 1978 e foi publicado nos números 47 a 50. Em Portugal, o episódio foi editado em álbum pela Meribérica em 1983 e, em continuação, na revista Jornal da BD (#25 a #32).

Sinopse: de cem em cem equinócios, no planeta Simlane, vários heróis partem para Filène, a ilha das crianças, onde se submetem a um conjunto de provas que determinarão quem será o pai da próxima geração. Não houve vencedores nos últimos equinócios e o planeta está a envelhecer. Em desespero de causa são chamados heróis estrangeiros, e Valérian, enviado da Terra, parece não ter o arcaboiço necessário…

"Metro de Châtelet - Direcção Cassiopeia" ("Métro Châtelet, Direction Cassiopée"), nono episódio da série, foi publicado originalmente na revista Pilote em 1980 entre os números 70 e 73. Por cá, a edição em álbum foi em 1983 pela Meribérica e, em continuação, pelo Jornal da BD (#113 a #120) e pelo suplemento do jornal Diário Popular, Flecha 2000 (#19 a #27).

Neste episódio, enquanto Laureline está a fazer pesquisas na constelação de Cassiopeia, Valérian passeia-se pela nossa época na companhia do fleumático senhor Albert, agente permanente de Galaxity na Paris do século XX. Este informa-o de que estranhos acontecimentos têm vindo a ocorrer no metro de Paris, onde uma composição acaba de descarrilar na estação de Châtelet. Dirigindo-se para o local, Valérian é atacado por um perigoso monstro…

Colecção Valérian #5: Os heróis do equinócio/Metro de Châtelet - Direcção Cassiopeia, Pierre Christie e Jean-Claude Mézières, Público/ASA, 96 pp., cor, capa mole, 8,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário