4 de abril de 2012

Thorgal: 1º volume da nova coleção do Público

Conforme anunciado, iniciou-se hoje a coleção das aventuras de Thorgal em mais uma edição conjunta do jornal Público e das Edições ASA. Aaricia é o primeiro de um série de 16 volumes cartonados que todas as quartas-feiras estará nas bancas juntamente com o jornal Público.

Thorgal é uma série criada pelo polaco Grzergorz Rosinski com o argumento de Jean Van Hamme que nos  conta a história de um jovem viking que vive numa ilha selvagem com a sua esposa Aaricia e o seu filho Jolan. Um dia, decide conhecer o mistério do seu nascimento: os seus pais são provenientes de um povo com conhecimentos extraordinários e que viviam num planeta que foi destruído por um grande cataclismo. De uma equipa que deixou o planeta em rumo à Terra, só um pequeno bebé sobreviveu, tendo sido recolhido pelos vikings e baptizado de Thorgal. Thorgal sabe que existe uma tribo descendente dos seus pais no país de e decide, na companhia da sua família e dos seus amigos Arghum e Tjall, deixar a sua ilha e partir à descoberta.

Neste momento, a série tem 33 álbum já editados e um álbum de um spin-off intitulado «Le monde de Thorgal».

Pode consultar consultar a bibliografia de Thorgal em  edição portuguesa aceda a http://bdnostalgiaportugal.blogspot.pt/2012/04/thorgal.html.

Aaricia é um álbum composto por histórias curtas, explicando as origens das principais personagens desta saga. O leitor fica a conhecer um pouco mais do atribulado passado do herói da série, embora a personagem central das histórias seja a sua alma-gémea. São tratados quatro momentos significativos da infância e juventude de Thorgal e Aarícia: a morte do pai desta última; a morte de Leif Haraldson, pai adoptivo do herói e a coroação de Gandalf, o Louco; a reintegração de Thorgal no seio da aldeia; e a utilização das lágrimas de Tjahzi, um presente da deusa Frigg.

Thorgal #1, Aarícia, Rosinski e Van Hamme, Público/ASA, 2012, 48 pp, 4,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário