6 de abril de 2012

Os 3 As fariam este mês 50 anos

As aventuras de grupos de jovens foram populares nos anos sessenta do século passado, revivendo as histórias de Enid Blyton com os famosos «Cinco» e «Sete». O sucesso do escutismo na juventude europeia fez nascer algumas séries baseadas em aventuras de patrulhas de escuteiros, como «A Patrulha dos Castores», «Os 3 As» e, mais tarde, a coleção «Sinais de Pista».

«Os 3 As», patrulha de três elementos cujas iniciais dos seus nomes se iniciam por «A», nasceu nas páginas da revista belga Tintin em 3 de abril de 1962, com  desenhos Mittei e Tibet e argumento de Michel Vasseur (pseudónimo de André-Paul Duchateau). Constituem esta patrulha, Alan, o intelectual do grupo, Aldebert, o mais novo e irreverente, em sempre contestação com as decisões do guia de patrulha, André. As aventuras deste trio entram no campo do enigma policial, sempre com um cenário bem humorístico.

As aventuras dos 3 As só resistam até 1967 com oito álbuns editados, aparecendo a última prancha no Tintin belga em 18 de abril de 1967.

Em Portugal, foi editado, em 1970, na coleção Videorama da Editorial Íbis o episódio «Os piratas do nevoeiro» («Les naufraugeus de la brume») e, em 1973, na revista Tintin (#51/5º ano ao 13/6º ano), «A prova do fogo» («L'èpreuve du feu»).

Ver http://bdnostalgiaportugal.blogspot.pt/2011/12/3-as-os.html

Sem comentários:

Enviar um comentário