1 de abril de 2012

LUÍS MÁ SORTE faz 30 anos

De nome Louis Ferchot, toma o nome de La Guigne devido à sua habitual tendência em encontrar situações de azar. Uma série de contornos históricos, desenhada por Jean-Paul Dethorey e escrita por Frank Giroud, que tem o seu início na década de 20 do século passado, prosseguindo os seus episódios com um quase rigor cronológico.


Luís Má Sorte é um nómada anarquista apátrida que busca territórios onde possa combater a violência e a ordem estabelecida. Durante a série, assiste à guerra civil de Espanha, ao estabelecimento do fascismo em Itália e do nazismo na Alemanha. Dá um salto a Nova Iorque, onde se revela um excelente saxofonista, incorporando um grupo negro de jazz.

Luís Má Sorte conquista, rapidamente, o afeto do leitor com o seu espírito puro e idealista, sempre pronto a sacrificar-se pelos mais fracos e desprotegidos.

A série teve início em abril de 1982 na extinta revista Circus (#48) e foram editados 13 episódios em álbum, todos traduzidos em versão nacional pela extinta Meribérica-Líber. A doença de Dethorey fez terminar o ciclo, mas em 1998, Giroud retomou a série, agora com o  nome de Louis Ferchot e com desenhos de Didier Courtois.  Deste novo ciclo já foram publicados 8 álbuns e, infelizmente, nenhum traduzido para português.

Para consultar a bibliografia portuguesa da série consulte http://bdnostalgiaportugal.blogspot.pt/2012/03/luis-ma-sorte.html

Sem comentários:

Enviar um comentário