3 de junho de 2024

Quaresma, o Decifrador – A Morte de Dom João


O autor Mário André regressa à série Quaresma, o Decifrador, em que adapta as novelas policiais de Fernando Pessoa, escritas há mais cem anos. O 3º volume narra o conto A Morte de Dom João, que é apresentado no 19º Festival Internacional BD de Beja.

A série Quaresma, o Decifrador, representa a primeira vez que as obras policiais do mais famoso poeta português do séc. XX são adaptadas à banda desenhada, tendo início em 2022, com O Caso do Quarto Fechado (no 17º FIBDB) e Crime (no 33º Amadora BD).  Este novo livro perfaz a 14ª vez que Fernando Pessoa ou a sua obra surge em BD, como é referido no artigo de Daniel Maia, em posfácio.

Dr. Abílio Quaresma é uma personagem ficcional criada há mais de um século por Fernando Pessoa (1888-1935), protagonista das suas novelas policiais, um género muito popular nas primeiras décadas do séc.XX e que era secretamente seu favorito. A escrita deu-se durante duas décadas, resultando num conjunto de treze contos – uns concluídos, mas a maioria incompletos –, nos quais o protagonista exerce as suas incomuns capacidades na arte de raciocínio dedutivo, no processo quase sendo elevado a integrar o panteão de heterónimos do poeta.

Em Quaresma, o Decifrador – A Morte de Dom João, o Dr. Quaresma, o médico sem clínica e ávido decifrador de charadas da vida real, é chamado a intervir num caso de homicídio violento, em que a vítima é morta em casa, num assassinato quase testemunhado por um guarda na ronda nocturna e por grupo de jovens no regresso a casa, em moradia fechada por dentro e donde nenhum criminoso saiu… O que terá motivado tal acto e que solução para esta implausível ordem de ocorrências? Sem piedade pelo morto ou sequer desejo de justiça, mas também sem simpatia pelo criminoso, Quaresma decifra!

Mário André dedica-se à BD desde 2015, tendo a partir de 2017 publicado através da sua chancela Kustom Rats os fanzines Doce Êmese Canibal, A Garra e Comics Pamphlet, participando ainda nos fanzines A Ponte #1, Venham +5 #10 e Outras Bandas. Em 2021, estreia-se em álbum com A Implosão: Uma Novela Gráfica, adaptando o romance homónimo de Nuno Júdice, seguido em 2022 pela série Quaresma, o Decifrador, com O Caso do Quarto Fechado e Crime. Adicionalmente, colabora nas antologias BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial – Antologia I (2022) e Abril, Cravos Mil – Histórias de Liberdade (2024), ambas pela Câmara Municipal de Montijo.

Quaresma, o Decifrador – A Morte de Dom João, Mário André, Kustom Rats, 48 pp., p&b, capa mole, 12€





Sem comentários:

Enviar um comentário