17 de abril de 2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #4: Carta a el-rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil

Carta a el-rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil já se encontra nas livrarias. Este título editado pela Levoir e a RTP tem como argumentista André F. Morgado e ilustrador Tainan Rocha de Lima.

Tainan Rocha de Lima formou-se em desenho e banda desenhada na Quanta Academia de Artes, onde posteriormente foi coordenador, e agora lecciona ilustração. Desenhou Savana de Pedra tendo figurado entre os finalistas do prestigiado Prémio Jabuti com esta obra. Foi convidado a expor e lançar os seus trabalhos no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Tainan vai participar na antologia do Joker da DC Comics.

André F. Morgado é professor e argumentista, tendo passado os últimos oito anos a desenvolver projectos pedagógicos para incentivar o interesse e gosto pela cultura junto do público infanto-juvenil, a par da prática docente que continua a exercer.

De Pêro Vaz de Caminha, pouco se sabe. Desconhece-se a data precisa do seu nascimento, pensa-se que terá sido por volta de 1450. Muito provavelmente no Porto e terá falecido, em Dezembro de 1500, na Índia vítima de um ataque de Indianos muçulmanos em Calecute. Foi escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral demonstrando na Carta um virtuosismo literário.

A Carta a el-rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, datada do dia 1 de Maio de 1500. Foi uma carta redigida ao rei, de modo a comunicar-lhe o descobrimento de novas terras. Parte dela veio apenas a público, pela mão, de um historiador espanhol, João Bautista Muñoz, no século XVIII. A publicação integral da epístola acontece mais tarde, em 1817, quando o padre Manuel Aires de Casal, sacerdote secular do Grã-Priorado do Crato, a partir de uma cópia existente no Arquivo Real da Marinha do Rio de Janeiro, a publica em Corografia Brasílica ou Relação Histórico-geográfica do Reino do Brazil.

Pêro Vaz de Caminha começa por descrever as peripécias passadas pela armada liderada por Pedro Álvares Cabral, com indicações sobre as várias etapas da expedição com destino à Índia, até ao surpreendente e inesperado achamento de um território novo.

Pêro Vaz de Caminha descreve com admirável vivacidade e agudo sentido de observação, o encontro com a gente local, os indígenas, registando magistralmente para a posteridade esse momento maior que foi o contacto do mundo ocidental, por interposta presença dos portugueses, com essa parte desconhecida da humanidade.

A Carta a el-rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil faz parte das leituras do 9º ano.

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #4: Carta a el-rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, Tainan Rocha de Lima e André F. Morgado, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 15,90€






Sem comentários:

Enviar um comentário