2 de abril de 2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #3 - Sermão de Padre António Vieira aos Peixes

A 13 de Junho de 1654, dia de Santo António, o Padre António Vieira prega no Maranhão, Brasil, o Sermão de Santo António aos Peixes, obra que a Levoir e a RTP editam hoje em banca.

Pedro Vieira de Moura, argumentista deste livro, de Mensagem e também de Os Lusíadas, é docente (presentemente Escola Superior de Arte e Design-Caldas da Rainha, Universidade do Algarve, Escola Superior Artística do Porto e Ar.Co), investigador académico, crítico, ensaísta, documentarista, comissário de exposições e galerista, semi-editor e lojista ocasional.

A banda desenhada é da autoria do ilustrador/designer Bernardo Majer, nascido em 1990. Bernardo Majer tirou a licenciatura de Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e trabalha como designer gráfico na VMLY&R Branding desde 2014. Foi vencedor da Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português no Festival Amadora BD em 2022.

Para o dossier pedagógico foi escolhido o Professor Dr. João Paulo Braga investigador do  Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Universidade Católica Portuguesa.

O autor, Padre António Vieira, foi missionário, teólogo, diplomata e orador, nasceu em Lisboa, em 1608. Em 1614, foi para o Brasil com a família, onde mais tarde ingressou no Colégio dos Jesuítas de Salvador, Baía. Foi ordenado padre, tendo iniciado a sua carreira de pregador em 1633. Voltou a Portugal, onde participou activamente da vida política, colocando-se em defesa dos cristãos-novos e despertando o ódio da Inquisição, o que resultou na sua prisão. É considerado o principal autor do barroco de Portugal e do Brasil. Grande orador, pregava com eloquência para índios, brancos, negros, brasileiros, africanos, portugueses, dominadores e dominados. Os seus sermões, apesar de quase sempre direccionados à pregação do cristianismo, também serviram às causas políticas de seu tempo, como a defesa do índio e da colónia.

O Sermão de Santo António aos Peixes, foi proferido na cidade de São Luís do Maranhão, na sequência de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil. constitui um documento surpreendente de imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira. Com uma construção literária e argumentativa notável, o sermão tem como objectivo louvar algumas virtudes humanas e, principalmente, censurar com severidade alguns vícios dos colonos.

O Sermão de Santo António aos Peixes, faz parte das leituras do 11º ano.

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #3 - Sermão de Padre António Vieira aos Peixes, Bernardo Majer e Pedro Vieira de Moura, Levoir/RTP, 64 pp., cor, capa dura, 15,90€





Sem comentários:

Enviar um comentário