27 de fevereiro de 2024

Quentin por Tarantino

Este livro mergulha no cérebro de Quentin Tarantino que, com a sua produtora de filmes independentes durante a década de 1990, realizaram uma verdadeira revolução no cinema. Tendo ganho fama internacional logo com as suas duas primeiros longas-metragens, “Reservoir Dogs” (1992) e “Pulp Fiction” (1994), premiado com o Palma de Ouro em Cannes.

Amazing Améziane conta neste livro, e na primeira pessoa, a vida, os começos, filmes, influências e opiniões de um dos mais talentosos diretores e roteiristas contemporâneos. O estilo de Tarantino é inconfundível: diálogo elaborado, referências recorrentes à cultura pop, cenas altamente estéticas, mas extremamente violentas, inspiradas na exploração filmes de artes marciais ou westerns spaghetti

O livro conta com os nove filmes já produzidos por Tarantino, numa altura em que se aguarda com expectativa se realmente irá produzir o seu décimo e ultimo filme.

Alimentado pelas bandas desenhadas de Frank Miller & Bill Sienkiewicz, pelos filmes de Bruce Lee e Sergio Leone, tudo isto envolvido pelos ritmos da soul dos anos 1966-76, Améziane (ainda não Amazing…) trabalha até ao fim de 2001 como ilustrador e designer gráfico.

Tornando-se Amazing, depois de ter produzido sozinho as cento e oitenta páginas de Bagmen em seis meses, Améziane divide o seu tempo entre os seus projectos a solo e as novelas gráficas com Sybille. Muhammad Ali (best seller do New York Times), escrito por Sybille Titeux de la Croix, foi o seu primeiro livro publicado nos EUA. Coassinaram igualmente L’Atelier des gueules cassées, em 2018, e Miss Davis, em 2020.

Quentin Tarantino, Amazing Améziane, ASA, 248 pp., cor, capa mole, 29,99€

Sem comentários:

Enviar um comentário