6 de agosto de 2019

Eduardo Maicas - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, argumentista
(Argentina) Buenos Aires, 9 de Novembro de 1950 - 2 de Agosto de 2018

Estuda desenho na Escola Panamericana de Arte. A sua primeira vinheta aparece no West Weekly, uma publicação diária de San Justo; mais tarde, as suas primeiras histórias em quadradinhos aparecem na revista Patoruzú. No entanto, com o passar do tempo, percebe que se expressava melhor escrevendo, dedicando-se a escrever roteiros humorísticos. Também trabalha, durante doze anos, em publicidade.
No meio gráfico, publica nas revistas argentinas Hum e Sex Hum - onde é coordenador da equipa criativa - Satiricón, Libre, Somos, Feriado Nacional, El Gráfico, Tía Vicenta, Fierro, Pitos y Flautas, El Ratón de Occidente, Media Suela, Comic.ar, Humi, Genios, Laberintos y Billiken;  na revista espanhola El Jueves; e nos jornais La Razón, El Cronista Comercial, La Prensa, no suplemento NO de Página / 12 e La Voz. Em 2013, é lançada a revista Cureta, na qual participa com muitos outros humoristas gráficos. Por vinte anos escreve o argumento de Clara de Noite com Carlos Trillo e, mais tarde sozinho, após a sua morte.
Em 1990 começa a trabalhar no rádio. Por onze anos, participa como comediante da Rádio Rivadavia. Na Rádio Belgrano, escreveu textos para o programa Jejum de Jorge Guinzburg e Carlos Abrevaya. Na televisão, escreveu argumentos para os programas do Canal 13. Lecciona em oficinas de BD e desenho humorístico, ministra palestras e conferências relacionadas ao tema e é membro da direção da União dos Trabalhadores da Imprensa de Buenos Aires.

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 06.08.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário