23 de fevereiro de 2019

Tenzing - No Teto do Mundo com Edmund Hillary

Continuando a colecção "Descobridores", a Gradiva acaba de editar o seu terceiro volume que nos conta a conquista do Evereste, contada por quem reviveu essa aventura, Tenzing Norgay. "Tenzing - No Teto do Mundo com Edmund Hillary" ("Tenzing - Sur le toit du monde avec Edmund Hillary"), um original de 2013, com argumento de Christian Clot e desenhos de Jean-Baptiste Hostache.

Christian Clot, explorador e autor de banda desenhada de quem a Gradiva já publicou os álbuns dedicados a Fernão Magalhães e a Darwin, quis contar a história da escalada do Evereste do ponto de vista de Tenzing, cujo papel e motivações são muitas vezes esquecidos. Ao contrário da maioria dos participantes na expedição, que apenas “descobrem” o Evereste, Tenzing nasceu perto da montanha. Ela fazia parte do seu mundo desde sempre e habitava os seus sonhos desde jovem. Estava intimamente ligada à sua vida mais do que à de qualquer outra pessoa. O álbum é uma homenagem a um homem que teve a coragem de seguir o caminho dos seus sonhos e também à tenacidade dos que foram capazes de o dotar dos meios para o fazer.

Tenzing - No Teto do Mundo com Edmund Hillary, Jean-Baptiste Hostache e Christian Clot, Gradiva,  56 pp., cor, capa dura, 16,50€

Sem comentários:

Enviar um comentário