24 de fevereiro de 2019

Christian Clot - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(Suíça) Neuchâtel, 25 de Maio de 1972

Dirige expedições de exploração científica em ambientes extremos no nosso planeta. A sua constante interrogação sobre a capacidade do ser humano de se adaptar ao seu ambiente rapidamente ligou as suas expedições ao trabalho científico. Comunica através de conferências, livros e filmes, pelos quais recebeu vários prémios. Depois de ter estudado para ser comediante, trabalhou durante alguns anos como actor e realizador. Apaixonado pelo montanhismo e pelo paraquedismo, abandona o palco para se dedicar a expedições em locais com condições climatéricas extremas. Atravessa a  América do Sul por selvas, desertos, montanhas e mares, percorre o Nepal a pé e muitos outros locais sem o recurso a qualquer meio de transporte motorizado, questionando-se constantemente acerca da capacidade que o ser humano tem de se adaptar ao ambiente que o circunda. Cruza regularmente as suas expedições com trabalhos científicos que desenvolve para laboratórios franceses e internacionais, quer no que diz respeito à recolha de dados (entomologia, glaciologia,…); quer na recolha de informação no domínio da psicofisiologia, nomeadamente acerca do modo como os indivíduos se adaptam e tomam decisões em ambientes extremos. Em 2006, tornou-se, após três tentativas e cinco anos de trabalho de pesquisa, o primeiro homem a entrar no centro das montanhas da Cordilheira na Terra do Fogo, no Chile, uma exploração que lhe valeu vários prémios. Mas o prazer de comunicar e contar histórias nunca o deixou. Em paralelo com o seu trabalho de campo usa vários meios para dar a conhecer o planeta, os seus lugares mais remotos, os seus habitantes e a importância de ir atrás dos sonhos. Realizou vários filmes e já deu centenas de palestras. Mas foi na escrita que encontrou o meio de expressão perfeito para transmitir a sua visão do mundo. Hoje em dia faz expedições sempre com o objectivo de tornar o mundo mais conhecido incentivando todos, mas sobretudo os mais jovens, a lutar para alcançarem os seus sonhos e a defender o respeito pelo planeta e os seus habitantes.

É argumentista de mais de 15 álbuns de banda desenhada na colecção Explora da Glénat, dos quais a Gradiva vai publicando na colecção com o título Descobridores.

One-shots publicados em Portugal:

  • Magalhães: Até ao fim do mundo (Magellan), 2012, Thomas Verguet, Bastien Orenge e Clot, Gradiva [2018]
  • Tenzing - No teto do mundo com Edmund Hillary (Tenzing - Sur le toit du monde avec Edmund Hillary), 2013, Jean-Baptiste Hostache e Clot, Gradiva [2019]
  • Darwin - A bordo do Beagle (À bord du Beagle), 2016, Fabio Bono e Clot, Gradiva [2019]
[actualizado em 23.02.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário