22 de fevereiro de 2019

Giorgio Cavazzano - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Itália) Veneza, 19 de Outubro de 1947

Aos 12 anos, Giorgio começa a trabalhar com o seu primo, o cartunista Luciano Capitanio, ajudando-o nas séries Mondadori e Dardo e numa história publicada na revista Voci d'Oltremare. Ainda adolescente, inicia a sua formação com o artista italiano Romano Scarpa, e aos 15 anos na revista Topolino (dezembro de 1962) torna-se o seu interlocutor pessoal.

Giorgio fez sua estreia como desenhador de BD em 1967 com a história "Paperino e il singhiozzo a martello", enquanto seu primeiro argumento foi em "Zio Paperone e il cambio della guardia", em 1985.

No início de sua carreira, seu estilo foi afectado pelo estilo de Romano Scarpa e pela tradição predominante de desenho de Carl Barks. Mais tarde, Cavazzano desenvolve seu próprio estilo, que conquista os corações dos fãs e leitores de todas as idades. O seu estilo marca um divisor de águas entre a maneira tradicional e moderna de desenhar patos e ratos da Disney.

Ao longo da sua carreira, cria inúmeros personagens de Reginella para a Umperio Bogarto, de OK Quack para a Pandy Pap até o mais recente, Rock Sassi. Em 1981, começa a desenhar histórias da Disney para a revista semanal francesa Le Journal de Mickey e capas para as revistas Mickey Parade e Super Picsou Géant. Desde 1994, Giorgio desenha capas e histórias para o editor escandinavo Egmont, entre as quais a saga de Dragon Lords.

Em 1999, juntamente com o escritor Tito Faraci, lança a série Disney noir da MM Mickey Mystery Magazine. Esta parceria artística leva-o a desenhar um super-herói situado na amada Veneza de Cavazzano. Il segreto del vetro (2003) é a primeira história do Homem-Aranha realizada inteiramente por italianos. Contudo, este não é o seu único tributo ao mundo da Marvel. No ano seguinte, Giorgio realiza uma capa para uma edição especial da Devil & Hulk para o 10º aniversário da Marvel Italy.

Entre vários outros personagens, é de mencionar pelo menos o Walkie & Talkie, Oscar & Tango, Smalto & Johnny, Timothy Titan e o Capitão Rogers. Com Tiziano Sclavi, o inventor de Dylan Dog, Cavazzano desenha a saga de Altai e Jonson. Importante também é a parceria com Bonvi, o criador do Sturmtruppen, com quem desenha Maledetta galassia e La Città, publicado por Sergio Bonelli Editore.

Entre as obras de Cavazzano verdadeiramente inesquecíveis estão as paródias da Disney, de obras-primas de cinema como Casablanca de Michael Curtiz e La Strada de Federico Fellini, sem mencionar La vera storia di Novecento de Giuseppe Tornatore, baseado no romance de Alessandro Baricco e Mies vailla menneisyyttä (O homem sem um passado) do realizador finlandês Aki Kaurismäki. Em 2017, Topolino publicou o Top Maltese, uma homenagem a Hugo Pratt (escrita por Bruno Enna).

Além da banda desenhada, Giorgio produziu uma grande quantidade de ilustrações e material publicitário, entre outros, para a Eldorado, a Fiat e a Xerox.

Séries publicadas em Portugal:
Altai & Johnson, Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas

One-shots publicados em Portugal:
  • Basílio, detective privado, Cavazzano e François Corteggiani, Álbum Edinter [1987]
[actualizado em 21.02.2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário