11 de dezembro de 2015

"Natal dos Caretos" de Bragança em banda desenhada

"Natal dos Caretos" é o conto hoje apresentado, em Bragança, escrito pelo estudioso e autor de outras publicações sobre ritos transmontanos, António Tiza, para ser adaptado à banda desenhada com desenhos de José da Fonte, autor de várias ilustrações na região.

Sendo um conto, é ficção, como explicou à Lusa António Tiza, porém "é uma ficção baseada numa realidade muito viva e muito actuante agora mesmo, que são as tradições das Festas dos Rapazes, que acontecem no período que decorre entre o Natal e os Reis".

O chamado "ciclo dos 12 dias" está localizado nas aldeias da Baixa Lombada do concelho de Bragança, nomeadamente Varge, Aveleda, Rio de Onor e Baçal, onde os mascarados e endiabrados Caretos são os protagonistas por estes dias das Festas dos Rapazes.

Motivar as crianças e os jovens a que participem, quando chegar a sua idade, nestas tradições, é o propósito deste trabalho, como sublinhou António Tiza.

"Qualquer jovem pode ler esta história e ao lê-la que se sinta motivado a participar de uma forma mais consciente e mais dinâmica nestas celebrações festivas", enfatizou.

Embora o livro se destine a todas as idades, ao escolher a Banda Desenhada para este conto, o autor acredita também que "as crianças sentem-se mais aliciadas à leitura" e este é um objectivo: "motivar as crianças, os adolescentes e os jovens à leitura".

Esta foi também uma das razões que levou o ilustrador José da Fonte a aceitar o desafio que lhe foi lançado para este trabalho.

"Os jovens têm muita dificuldade em ler, as novas tecnologias afastam-nos um bocado da leitura, como do texto, e decidimos fazer um trabalho de forma que comunicasse num estilo suave, com ritmo, variações de cores".

O ilustrador cresceu com estas tradições de Natal e está entusiasmado com a perspectiva de que as crianças e quem está ausente possa ver "esta parte dos Caretos como lúdica e uma parte cultural muito importante" desta região.

O autor do conto, António Tiza, espera que este não seja o último livro que escreve para este efeito e conta com a colaboração do desenhador José da Fonte.

Esta primeira edição tem disponíveis 500 exemplares, da Lema d` Origem Editora, à venda em Bragança.

Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário