5 de dezembro de 2015

Integral das aventuras dos 3 A


A série Os 3 A (Les 3 A) estreou-se na revista belga Tintin #14 (17º ano) em 3 de Abril de 1962, com textos de André-Paul Duchateau (que assinava com o pseudónimo Michel Vasseur) e desenhos de Tibet e Mittei.

Os 3 A eram uma patrulha de escuteiros, na linha d' A Patrulha dos Castores, formada por jovens cujos primeiros nomes começam pela primeira letra do alfabeto: Alain, o intelectual do grupo, o mais jovem e contestatário Aldebert e o chefe de patrulha André.

Viveram oito aventuras de 30 pranchas (« Le Mage de Castelmont », « La Grotte aux esprits », « La Chouette criera trois fois », « Les Naufrageurs de la brume », « L’Épreuve du feu », « Le Secret des falaises rouges », « Signaux dans la nuit » et « Abordage à Bonifacio »), todas publicadas na revista Tintin, terminando a odisseia em 18 de Abril de 1967.

A editora francesa Sandawe propõe-nos este Natal um conjunto de nove álbuns cartonados em que o nono nos traz um episódio inédito e um extenso dossiê de Gilles Ratier sobre a série.

Os álbuns não podem ser comprados em separado e cada um vem acompanhado um ex-libris e um envelope com nove cartas postais.

Em Portugal, a série Os 3 A foi publicada um álbum ("Os piratas do nevoeiro"), editado pela Editorial Íbis em 1969, inserido na colecção Videorama.  A revista portuguesa Tintin publica o episódio "A prova do fogo"entre o #51/5º ano e o #13/6º ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário