20 de dezembro de 2013

O pequeno fantasma Artur faz 60 anos

20 de Dezembro de 1953. A Vaillant, revista ligada ao Partido Comunista Francês, apresentava aos seus leitores Arthur, um pequeno e simpático fantasma, que vivia num castelo medieval. Além de, como fantasma que é, poder atravessar quaisquer paredes do seu castelo, também tinha a faculdade de poder viajar através dos tempos. Assim, podemos encontrá-lo em plena Revolução Francesa ou nos primórdios da Idade da Pedra.

A estreia foi tímida num número de Natal da Vaillant (#449), mas o sucesso possibilitou a Jean Cézard, desenhador francês da revista desde 1951, continuar a série em pranchas consecutivas sem separação por episódios que serão publicadas entre 3 de Janeiro de 1954 e 27 de Novembro de 1960. Numa segunda fase, Arthur le fantôme justicier aparecerá a partir de 1969 em histórias independentes na sucessora da Vaillant, a Pif Gadget.

Jean Cézard desenhará a série até ao ano da sua morte em 1977. Contudo, cinco anos mais tarde, haverá uma tentativa pouco convincente de retoma da série da responsabilidade de Roumain Marc Arapu.


Em Portugal, tenho conhecimento da publicação de Artur, o fantasma justiceiro na primeira série da revista O Falcão em todos os números (82) da sua existência, no final da década de 50 do século passado. 


Sem comentários:

Enviar um comentário