8 de dezembro de 2013

Les Trésors de Tintin


A bibliografia tintinófila é abundante e, muitas vezes, redundante. Os temas, as facetas, os ensaios, a análise sobre a obra de Hergé e extensa. Raros são os meses em que não apareça nos escaparates das livrarias mais um livro de análise hergeneana.

Contudo, ainda vão aparecendo obras sobre Tintin ou Hergé que nos surpreendem positivamente. Recentemente, foi colocada à venda mais um livro de Dominique Maricq, um dos historiadores e documentalistas da Fundação Hergé, que tem a novidade de nos apresentar 22 documentos soltos fac-similados extraídos dos arquivos de Hergé, entre os quais o número do Petit Vingtiéme, onde Tintin se estreou.

Além destas belas surpresas, o livro, ricamente ilustrado, retrata-nos a génese das aventuras de Tintin no Petit Vingtiéme e a evolução biográfica do seu criador.

Ao longo dos capítulos, vamos descobrindo, ano após ano, aventura após aventura, alguns bastidores que rodearam a construção de cada episódio.

Les trésors de Tintin, Dominique Maricq, Moulinsart, 2013, 96 pp (contém 22 documentos soltos em envelopes distribuídos ao longo da obra)

Sem comentários:

Enviar um comentário